(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EM MINAS

Roberto Jefferson é indiciado por sugerir 'dar um pau' na Guarda de JF

Live realizada em conjunto com o vereador Sargento Mello (PTB) ocorreu em março de 2021. Ex-deputado ficou em silêncio ao depor aos investigadores


14/12/2022 18:59 - atualizado 14/12/2022 20:21
440

Roberto Jefferson
Roberto Jefferson sugeriu dar "um pau" na Guarda Municipal de Juiz de Fora (foto: Agência Brasil)
A Polícia Civil de Juiz de Fora divulgou nesta quarta-feira (14/12) o indiciamento do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB/RJ) por prática de incitação a crime e injúria. 

O indiciamento é referente a uma live organizada pelo vereador de Juiz de Fora Sargento Mello Casal (PTB), em março de 2021. Na época, a cidade vivia um período de restrição de circulação e funcionamento do comércio em virtude da pandemia de COVID-19. Quem estava fiscalizando os decretos municipais e estaduais era a Guarda Municipal de Juiz de Fora. 
   
“Está precisando montar umas milícias em Juiz de Fora e dar um pau na Guarda Municipal. Um pau para quebrar, virar os carros. Virar os carros deles, meter fogo e dar um pau neles”, disse o ex-deputado na ocasião. 
 
Ainda na live, Jefferson diz que essa atitude é para montar uma emboscada para os agentes. “Monta uma cena para eles chegarem. Aí quando [a Guarda] chegar fecha a rua com pneu, bota fogo, deixa assim, duas viaturas, oito homens, isola os caras. Dá um pau neles de cacete, bate no joelho, no cotovelo, no ombro. Para quebrar a articulação. Bate para quebrar. E eles não vão voltar mais. O Margaridão vai ser desfolhado”, acrescentou o petebista, em referência jocosa à prefeita da cidade, Margarida Salomão (PT). 
 
Segundo o delegado Samuel Neri, que comandou as investigações, o inquérito será remetido à justiça. “O inquérito policial será remetido, em breve, à Justiça”, disse o delegado. 

 

Roberto Jefferson ficou em silêncio

 
De acordo com o delegado Samuel Neri, os investigadores estiveram no Presídio José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro, para colher o depoimento de Roberto Jefferson, autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, o ex-deputado federal preferiu ficar em silêncio. 
 
“Faltava concluir a investigação com o interrogatório do suspeito, que foi realizado nesta manhã. Ele fez o uso do seu direito em permanecer em silêncio durante as perguntas”, disse Nery. 
 
Roberto Jefferson está preso desde outubro, depois que atacou agentes da Polícia Federal com granadas e tiros na cidade de Comendador Levy Gasparian (RJ). 
 
Já em relação ao vereador Sargento Mello Casal (PTB), a Polícia Civil disse não haver encontrado nenhum crime. 
 
“Durante as apurações, o vereador foi ouvido [mas não houve crime]. Mas um ofício será encaminhado à Câmara Municipal para análise de providências cabíveis”, finalizou Neri. 
 
A reportagem tentou contato com as defesas de Roberto Jefferson e Sargento Mello Casal. Mas até o fechamento do texto, Jefferson não havia retornado.

Já Melo Casal disse: "Sempre confiei no trabalho das nossas forças de segurança e tenho certeza que minha conduta em momento algum foi contrária ao arcabouço jurídico, o que foi comprovado nos autos do inquérito policial. Apesar dos ataques injustos que sofri, a Justiça foi feita".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)