(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VALE DO MUCURI

Em Minas, Lula e Tebet aparecem juntos pela primeira vez em ato público

Em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve ao lado de Simone Tebet (MDB), terceira colocada no primeiro turno das eleições


21/10/2022 13:10 - atualizado 21/10/2022 14:01


Tim Filho - Especial para o EM

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à presidência da República, movimentou Teófilo Otoni, na região mineira do Vale do Mucuri, na manhã desta sexta-feira (21/10). Ele chegou ao aeroporto da cidade às 11h24 e fez o primeiro ato público ao lado da senadora Simone Tebet (MDB-MS), terceira colocada no primeiro turno das eleições. Também estiveram na campanha a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) e o prefeito do município, Daniel Sucupira (PT), que comandou o desfile em carro aberto pelas ruas.

Com microfone em punho, Sucupira falava com muita empolgação para as pessoas sobre as obras feitas pelo ex-presidente Lula em Teófilo Otoni, como o Restaurante Popular, o Instituto Federal de Educação e Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Quando o carro de som onde estava a comitiva passou perto do Mercado Municipal, o  Sucupira pediu para Lula receber um presente especial dos trabalhadores do mercado: carne de sol e mate-cola, símbolos da culinária da cidade.

LEIA - Lula sobre liderança: Impossível Bolsonaro tirar a diferença em uma semana

Em cima do carro de som, Simone Tebet adotou o mesmo estilo empolgado do prefeito Sucupira, pedindo para as pessoas gritarem o nome e o número de Lula. Ela disse que estava na cidade em nome da democracia.

“Vamos tirar esse presidente desumano do poder, um presidente que flerta com o autoritarismo”. Em seguida, Simone pediu à multidão para cantar a música “é hora de Jair, já ir embora”.

Marina Silva ressaltou que Lula vai restaurar a democracia no Brasil. “É impossível ter democracia com mais de 30 milhões de pessoas passando fome, com crianças passando fome”.

A ex-ministra do Meio Ambiente e terceira colocada nas eleições presidenciais de 2010 e 2014 ressaltou ainda que o petista adotará políticas de estado para resolver o problema de insegurança alimentar no país.

LEIA - Lula aposta em Tebet em Minas, e Bolsonaro busca chamado eleitor 'Luzema'

O governador Romeu Zema (Novo) foi lembrado de uma forma pouco amistosa nos discursos. O senador Alexandre Silveira (PSD) e o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant (PSDB), não pouparam críticas ao chefe do Exectuvo estadual.

Segundo Brant, Zema tem feito campanha ostensiva para Jair Bolsonaro, mas em Teófilo Otoni a situação era diferente. “Aqui estão os verdadeiros mineiros, aqueles que não votam com os coronéis”.
 
Para o vice-governador, Teófilo Otoni é o berço da liberdade, referindo-se a Teophilo Benedicto Ottoni, que fundou o local com o nome de Filadélfia, cidade do amor fraternal.

LEIA - Lula acena a eleitores de Zema em Minas: 'É com ele que eu vou trabalhar'

Discurso de Lula


O encontro final com a população foi na Praça Germânica, com discurso de Lula. Se eleito, ele prometeu aumentar o valor do salário mínimo e isentar o pagamento de Imposto de Renda para as pessoas que ganhar até R$ 5 mil por mês.

O petista assumiu o compromisso de viabilizar a construção do Hospital Universitário. E cutucou o governador Romeu Zema. “É por que ele (Zema) falou que virá aqui para concluir as obras do hospital, que estão paradas”, disse, referind-se ao Hospital Regional de Teófilo Otoni. 

Lula pediu ao prefeito Daniel Sucupira e aos seus eleitores para irem de casa em casa convencer a população a votar no 13 no dia 30 de outubro. “Isso é pra gente dar uma surra em Bolsonaro, que vai ser inesquecivel”.

Resultado no 1º turno


Lula ficou à frente no primeiro turno ao receber 48,43% dos votos válidos (57.259.504). Bolsonaro, que tenta a reeleição, avançou em segundo, com 43,2% (51.072.345). A terceira posição foi de Tebet, com 4,16% (4.915.423), enquanto Ciro Gomes terminou em quarto, com 3,04% (3.599.287). Os demais candidatos ficaram abaixo de 1%.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 118.229.719 votos válidos (95,59%), 1.964.779 brancos (1,59%) e 3.487.874 nulos (2,82%) no primeiro turno. As urnas contaram com 123.682.372 comparecimentos (79,05%), ao passo que 32.770.982 eleitores (20,95%) deixaram de votar. O segundo turno será realizado em 30 de outubro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)