(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DEBATE

Após queixa de Soraya, Bolsonaro pede votos a Capitão Contar no MS

Candidata do União Brasil cobrou o presidente da República sobre apoio ao capitão Renan Contar, que concorre pelo PRTB


30/09/2022 01:38 - atualizado 30/09/2022 02:33

O presidente Jair Bolsonaro
Bolsonaro teve debate acalorado com Soraya Thronicke durante último debate presidencial (foto: Reprodução/TV Globo)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) aproveitou o debate da TV Globo, ocorrido entre a noite dessa quinta-feira (29/9) e a madrugada desta sexta (30/9), para pedir votos ao capitão Renan Contar, que concorre ao governo de Mato Grosso do Sul pelo PRTB.

O apoio de Bolsonaro foi explicitado após a presidenciável Soraya Thronicke (União Brasil), senadora pelo MS, cobrar o chefe do Executivo federal a respeito da eleição sul-matogrossense.



"Quero fazer um apelo a todos os eleitores de Mato Grosso do Sul. Não é uma resposta, é uma constatação. Não tinha tomado partido no tocante à eleição para governador. A partir deste momento, da forma como a senhora candidata se dirigiu a mim, quero apelar a todos os eleitores do Mato Grosso do Sul: votem no Capitão Contar para governador. É a melhor opção para este estado", disse Bolsonaro.

Segundo ele, Contar é alinhado a pautas encampadas pelo bolsonarismo, como o agronegócio e o conservadorismo.

Soraya, então, afirmou que Contar está "devendo essa" a ela. A senadora criticou o fato de o presidente só manifestar apoio ao aliado após "muita pressão".

Pesquisa em Mato Grosso do Sul


Pesquisa RealTime Big Data encomendada pela TV Record em Mato Grosso do Sul apontou que Capitão Contar era o quinto colocado em intenções de voto no estado, com 12%. O ex-governador André Puccinelli (MDB) é o primeiro, com 22%, seguido por Marquinhos Trad (PSD), 19%; Eduardo Riedel (PSDB), 17%, e Rose Modesto (União Brasil), 16%.

O Big Data ouviu 1.000 pessoas por telefone entre 24 e 26 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número MS-06622/2022.

Último debate


Com participação de Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d'Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB), o debate na TV Globo foi o último antes do primeiro turno das eleições presidenciais.  

O primeiro debate entre os presidenciáveis ocorreu em 28 de agosto e foi realizado pelo pool formado por Grupo Bandeirantes de Comunicação, TV Cultura, jornal Folha de S.Paulo e portal Uol. Participaram Lula, Bolsonaro, Ciro, Tebet, Soraya e Felipe d'Avila. 

Posteriormente, em 24 de agosto, foi realizado o debate do SBT em um pool de veículos de mídia formado pela CNN Brasil, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal de notícias Terra e a Rádio Nova Brasil FM. O ex-presidente Lula não compareceu. 

Foram quatro blocos com duração total de cerca de duas horas. Em dois, os candidatos escolheram para qual adversário perguntar, com direito a réplica e tréplica. Nos outros dois, eles responderam perguntas dos jornalistas dos veículos que compuseram o pool. 

As eleições deste ano acontecem em 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)