(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CADEIRA VAZIA

Zema falta a sabatinas promovidas por Estado de Minas e TV Alterosa

Participação do governador em entrevistas nesta segunda-feira (26) foi previamente agendada com equipe do candidato; assessoria alegou 'atividades de campanha'


26/09/2022 19:41 - atualizado 26/09/2022 19:59

Estúdio da TV Alterosa sem Romeu Zema e com os jornalistas Carolina Saraiva e Guilherme Peixoto
Zema faltou a sabatinas promovidas pelos Diários Associados; na foto, a cadeira destinada a ele vazia na TV Alterosa (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press - 26/9/22)
Candidato à reeleição, o governador mineiro Romeu Zema (Novo) não compareceu às entrevistas promovidas por Estado de Minas e TV Alterosa com os postulantes ao Palácio Tiradentes. As sabatinas a Zema estavam previstas para ocorrer nesta segunda-feira (26/9), conforme acertado em 8 de agosto, durante com representantes de todas as 10 chapas que disputam a eleição estadual.

A assessoria da coligação "Minas nos trilhos" informou a ausência de Zema na manhã de segunda-feira, horas antes do início da primeira entrevista, que começaria às 17h30, dentro do "EM Entrevista", podcast de Política do Estado de Minas, e estava prevista para ter 40 minutos de duração, transmitidos ao vivo no canal do Portal Uai no YouTube. Depois, às 19h, o governador iria participar por cinco minutos do "Jornal da Alterosa", da TV Alterosa.



A equipe da coligação que sustenta a candidatura de Zema alegou a necessidade de priorização de "atividades de campanha" (não informadas) e aproveitou para reforçar as críticas aos governos anteriores ao de Zema.

"Neste momento da corrida eleitoral, a menos de uma semana da votação, estamos priorizando atividades de campanha. O foco é mostrar as nossas propostas e o que a gestão Romeu Zema (Novo) tem feito para consertar os estragos dos governos do passado", afirma em trecho de nota enviada ao EM.

Em nota, os Diários Associados lamentaram a decisão de Zema. "Ao anunciar a desistência horas antes do início da entrevista, por meio de nota encaminhada pela assessoria de sua coligação, o candidato do Novo deliberadamente renuncia a um espaço destinado à apresentação de propostas de gestão e, no caso do governador, para prestação de contas do que foi realizado em quatro anos. Quem perde com a ausência de Zema não é apenas o eleitor. É o cidadão de Minas Gerais", diz o comunicado, que pode ser lido na íntegra ao fim deste texto.

Zema também faltou a debate


No dia 17 deste mês, Zema não compareceu ao debate promovido pelos Diários Associados e transmitido pela TV Alterosa e pelo Portal Uai. O encontro também teve as regras previamente definidas em reunião, mas, à época, o governador manifestou discordância com as normas do enfrentamento e, também, com a possibilidade de o púlpito de um candidato ausente ficar vazio no estúdio - o que aconteceu com a falta do político do Novo. Zema afirmou, ainda, que precisava cumprir compromissos de campanha no Alto Paranaíba.

À época, o governador virou alvo dos rivais na disputa estadual. "Debater, comparecer a um debate, é dever do candidato, mas, acima de tudo, é um direito do cidadão. Para controlar, inclusive, o futuro mandato do vencedor. Isso é democracia", protestou Marcus Pestana, do PSDB.

Alexandre Kalil (PSD), segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto, mostrou descontentamento ao não poder inquirir Zema a respeito da adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O plano é visto pela equipe econômica do governo como saída para refinanciar a dívida estadual junto à União, mas outras correntes políticas e representantes do funcionalismo temem desinvestimentos em políticas públicas e prejuízos a servidores.

Sem poder questionar Zema, Kalil, então, perguntou a Lorene Figueiredo (Psol). "Queria fazer ao governador. Sei que não tem resposta, mas vou ter de te perguntar. Como (fazer) funcionar um Hospital Regional se o Regime de Recuperação Fiscal proíbe a contratação de um único funcionário para acréscimo na folha (de pagamento)?", falou.

Calendário das sabatinas

Na semana passada, EM e Alterosa entrevistaram Vanessa Portugal (PSTU), Alexandre Kalil, Renata Regina (PCB), Cabo Tristão (PMB) e Indira Xavier (Unidade Popular).

Lourdes Francisco (PCO), Carlos Viana (PL), Marcus Pestana e Lorene Figueiredo (Psol), nesta ordem, são os próximos sabatinados.

Abaixo, a íntegra da nota enviada pela assessoria da coligação "Minas nos trilhos":

"A coligação 'Minas nos Trilhos' agradece sinceramente ao convite, mas, infelizmente, neste momento da corrida eleitoral, a menos de uma semana da votação, estamos priorizando atividades de campanha. O foco é mostrar as nossas propostas e o que a gestão Romeu Zema (Novo) tem feito para consertar os estragos dos governos do passado. Contamos com a compreensão, e assim que houver novas disponibilidades de agenda, estaremos à disposição para atendê-los."

A seguir, a íntegra da nota dos Diários Associados sobre a ausência de Zema:

"Os Diários Associados lamentam a decisão de Romeu Zema de não comparecer à série de sabatinas promovida pelo portal Uai, Estado de Minas e TV Alterosa com todos os candidatos ao governo do Estado. Ao anunciar a desistência horas antes do início da entrevista, por meio de nota encaminhada pela assessoria de sua coligação, o candidato do Novo deliberadamente renuncia a um espaço destinado à apresentação de propostas de gestão e, no caso do governador, para prestação de contas do que foi realizado em quatro anos. Quem perde com a ausência de Zema não é apenas o eleitor. É o cidadão de Minas Gerais."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)