(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Vanessa Portugal se diz contra Bolsonaro e cobra Lula: 'Não fala o básico'

Candidata do PSTU ao Governo de Minas em 2022 diz que PT não enfrenta 'privilégios dos grandes bilionários'


19/09/2022 19:39 - atualizado 19/09/2022 20:03

Vanessa Portugal
Vanessa Portugal durante o 'EM Entrevista', nesta segunda-feira (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
Vanessa Portugal (PSTU), candidata ao Governo de Minas nas eleições de 2022, afirmou nesta segunda-feira (19/9) que é contrária ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que tentará reeleição neste ano, mas também cobrou uma posição mais firme de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do Partido dos Trabalhadores.

Segundo Portugal, Lula não enfrenta "privilégios dos grandes bilionários".

"Nós não colocamos um sinal de igual entre Lula e Bolsonaro, não faríamos isso porque não tem um sinal de igual. Bolsonaro, de fato, ataca e ameaça o tempo todo liberdades democráticas. Precisamos derrotar Bolsonaro com certeza, isso não é um elemento político solto no ar. É um elemento de necessidade da nossa classe, vidas são colocadas em risco a cada dia desse governo", disse em entrevista ao Estado de Minas.

"Mas não basta derrotar Bolsonaro, tem que derrotar o bolsonarismo, tem que derrotar o que ele significa, e o programa apresentado pelo PT não faz isso", complementou.

Posteriormente, ela também chamou a proposta do petista de "insuficiente".

"O problema da candidatura é o programa que se apresenta, e que é um programa que não aponta nenhuma das rupturas necessárias. O Lula não fala, sequer, o básico. Em revogar a Reforma da Previdência, não fala em revogar, porque é revogar a Reforma Trabalhista, não é rever alguns pontos. E tantas outras questões que estão colocadas, essas são essenciais se queremos gerar empregos, se queremos gerar condições dignas de vida. Não seriam suficientes, mas seriam uma primeira premissa essencial", afirmou.

Vanessa Portugal é o nome do PSTU em Minas para alavancar a candidatura de Vera Lúcia (PSTU) à Presidência da República na eleição deste ano. Apesar de se colocar extremamente contrária a Bolsonaro, a candidata socialista em Minas não garante apoio a Lula num eventual segundo turno, cenário apontado como mais provável.

"Fora Bolsonaro? Com certeza. Agora, se nós vamos apoiar o Lula no segundo turno, essa também é uma decisão coletiva que nós ainda não tomamos", considerou.
 
 

Eleições 2022

Romeu Zema (Novo), Alexandre Kalil (PSD), Carlos Viana (PL), Lorene Figueiredo (Psol), Marcos Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB), Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO) e Cabo Tristão (PMB) são outros na disputa pelo governo mineiro.

Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe d'Ávila (Novo), Soraya Thronicke (União), Sofia Manzano (PCB), Léo Péricles (UP), José Maria Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB) também se colocam como candidatos à presidência da República.

O primeiro turno das eleições será em 2 de outubro. Em caso de segundo turno, ele acontecerá no dia 30 do mesmo mês.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)