(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Em solenidade no Planalto, Bolsonaro recebe coração de Dom Pedro I

Relíquia foi recebida com direito à subida na rampa em meio a honrarias militares, incluindo a participação dos Dragões da Independência e a apresentação de hinos, como o Hino da Independência, composto pelo próprio D. Pedro I


23/08/2022 18:54

Bolsonaro com Michelle Bolsonaro
Acompanharam o presidente a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, a médica Nise Yamagushi (foto: Sergio LIMA / AFP)
O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu nesta terça-feira (23/8), em solenidade no Palácio do Planalto, o coração de Dom Pedro I, primeiro imperador do Brasil. A relíquia chegou à sede do Poder Executivo de Rolls-Royce. A recepção ainda contou com subida na rampa em meio a honrarias militares, incluindo a participação dos Dragões da Independência, salvas de canhão, apresentação da esquadrilha da fumaça — com direito a formato de coração com a fumaça das aeronaves — e a apresentação de hinos, como o Hino da Independência, composto pelo próprio D. Pedro I.

Acompanharam o presidente a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, a médica Nise Yamagushi, que articulou com Bolsonaro e descendentes da Família Real o empréstimo inédito, além de descendentes como o deputado Luís Felipe de Orléans e Bragança. Também assistiu à cerimônia os ministro Augusto Heleno (GSI), Sérgio Nogueira (Defesa) e Ciro Nogueira (Casa Civil).
O coração, conservado em um frasco com formol, chegou a Brasília na manhã de ontem para as comemorações de 200 anos de independência do país vindo de Portugal, transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB) em uma aeronave VC-99, acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

Após a solenidade, haverá ainda uma cerimônia de apresentação da relíquia ao corpo diplomático, no Palácio Itamaraty. É a primeira vez, em 187 anos, que o coração de D. Pedro I deixa a cidade do Porto para uma solenidade no Brasil. A relíquia ficará exposta por 20 dias em terras brasileiras, com visitação de estudantes de escolas públicas e ao público em geral, nos fins de semana, no Palácio do Itamaraty, de 25 de agosto a 5 de setembro.


Trânsito

O trânsito na Esplanada na região entre o Palácio do Planalto e o Ministério de Relações Exteriores (MRE) sofreu alterações devido à cerimônia de recepção e exposição do coração do imperador Dom Pedro I.
Das 14h30 às 18h30, as vias S1 e N1 na Esplanada dos Ministérios, entre a Avenida José Sarney e a L4, foram interditadas para o trânsito de veículos. O desvio foi direcionado na S1 para a L2 Sul.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)