(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Instagram remove post de Eduardo Bolsonaro que continha fake news

Vídeo publicado por deputado federal apresentava informações descontextualizadas e falsas sobre o candidato à Presidência Ciro Gomes


22/08/2022 08:11 - atualizado 22/08/2022 08:36

Deputado Federal Eduardo Bolsonaro
Deputado federal compartilhou informações falsas sobre o candidato à Presidência do Partido Democrático Trabalhista, Ciro Gomes (foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ordenou que o Instagram removesse um vídeo sobre Ciro Gomes (PDT), candidato à Presidência da República, publicado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). De acordo com a decisão do Ministro Raul Araújo, o post do parlamentar apresenta trechos de Ciro descontextualizados e com informações falsas, o que caracteriza "propaganda eleitoral antecipada negativa".

O pedido foi solicitado pelo Partido Democrático Trabalhista e, conforme a legenda, até o momento do requerimento da ação, o conteúdo tinha cerca de 1,1 milhão de visualizações e mais 90 mil curtidas. O vídeo foi publicado na última segunda-feira (15/8). 

Segundo Araújo, pode-se observar que o conteúdo foi produzido com o intuito de desinformar, pois "a mensagem transmitida com a publicação está totalmente desconectada dos contextos fáticos em que se apresentava o candidato do PDT, Ciro Gomes", disse. 

"Os recortes são manipulados com o objetivo de prejudicar a imagem do candidato, emprestando o sentido de que ele seria contrário à fé católica e odioso aos cristãos. Além disso, contém trecho no qual afirma que o candidato "comparou igrejas com o narcotráfico" e "que ambos trabalham com dinheiro em espécie e poderiam fraudar eleições", destacou o ministro.  

O conteúdo já foi removido e, ao tentar acessar o link do post, o Instagram notifica o usuário que o vídeo foi restringindo ao Brasil.
 
 
"Recebemos uma solicitação legal para restringir este conteúdo. Nós o analisamos em relação às nossas políticas e realizamos uma avaliação legal e de direitos humanos. Após a análise, restringimos o acesso ao conteúdo na localização em que ele vai contra a lei local", informa a plataforma.
 
Aviso de remoção de conteúdo da plataforma do Instagram
Conteúdo havia sido publicado na última segunda-feira (15/8) (foto: Reprodução/Instagram)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)