(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Câmara do Rio de Janeiro cassa mandato de ex-PM Gabriel Monteiro (PL)

48 dos políticos votaram favoráveis à cassação. Apenas Gabriel Monteiro e o vereador Chagas Bola (União) foram contrários


18/08/2022 23:31 - atualizado 19/08/2022 06:33

Gabriel Monteiro
Vereador Gabriel Monteiro (PL) teve sem mandato cassado pela Câmara do Rio de Janeiro (foto: Renan Olaz/CMRJ)
O ex-policial militar Gabriel Monteiro (PL-RJ) teve seu mandato cassado na noite desta quinta-feira (18/8) pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O vereador enfrenta uma série de denúncias de estupro, assédio moral e sexual.

A decisão atende ao pedido feito pelo Conselho de Ética. Com 48 votos favoráveis contra dois, sendo um deles do próprio denunciado - o outro foi do vereador Chagas Bola (União) -, ele se tornou o segundo político a ser cassado na história da cidade. O primeiro foi Dr. Jairinho também na atual magistratura. Na sessão, claques contra e a favor do vereador se manifestaram fortemente.

Carlos Bolsonaro (PL) não participou da votação por estar de licença.

Antes da votação, o vereador pediu "desculpas aos vereadores que se sentiram ofendidos" e afirmou que "não fez por mal". Em seguida ele se defendeu dizendo que a decisão, que viria a se confirmar logo mais, decretaria a morte "para minha honra e minha moral".

Eleições 2022

Gabriel Monteiro é candidato a deputado federal pelo partido do presidente Jair Bolsonaro. A decisão não anula que ele possa concorrer ao cargo.

Acusações

Algumas condutas de Monteiro feriram o código de ética da casa, segundo Chico Alencar, relator do processo no Conselho de Ética.

Entre as ações estão filmagens e armazenamento de vídeos em que prática sexo com adolescentes; exposição vexatória de crianças, em vídeos manipulados; exposição vexatória, abuso e violência física contra pessoa em situação de rua; assédio sexual e moral contra assessores; perseguição a vereadores para retaliação e promoção pessoal; usar funcionários do gabinete para trabalhos provados; e quatro acusações de estupro.




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)