(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROIBIDO POR LEI

Justiça manda tirar outdoor irregular pró-Bolsonaro em Muzambinho

Propagandas estão em dois terrenos e terão que ser retiradas em 24 horas, sob pena de pagamento de multa


18/08/2022 15:47 - atualizado 18/08/2022 16:16

Outdoor com imagens de Lula e Bolsonaro
Outdoor irregular traz termos pejorativos sobre Lula e elogios para Bolsonaro (foto: Reprodução/redes sociais)
O juiz eleitoral Flávio Schmidt, da 189ª Zona Eleitoral de Muzambinho, no Sul de Minas, determinou a retirada de dois outdoors com mensagens favoráveis ao candidato à reeleição à presidência da República, Jair Bolsonaro (PL). Os outdoors estavam nas ruas Professor Fátima Anderson e Lucinda Moura.

O cartaz instalado no início da semana tem imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do atual presidente Jair Bolsonaro. Junto à foto de Lula foram atribuídas palavras pejorativas, como “corrupção, aborto e drogas”. Já nas imagens de Bolsonaro apenas palavras positivas são destacadas: “verdade, liberdade, valores e família”.

Os outdoors foram colocados após a realização de uma “vaquinha” entre um grupo de amigos da cidade de Muzambinho.

O juiz intimou o município a notificar os proprietários dos terrenos onde foram colocados os outdoors para que eles sejam retirados em até 24 horas. A Prefeitura será notificada nesta quinta-feira (18).
 

Lei eleitoral

 
A lei prevê que a empresa responsável, partidos, federações, coligações e candidatas e candidatos retirem a propaganda irregular imediatamente, além do pagamento de multa com valores entre R$ 5 mil a R$ 15 mil pelo não-cumprimento da decisão.

O pedido foi feito pelo Ministério Público Eleitoral, nesta quarta-feira (17/08). O MPE justificou que "a partir do dia 16 de agosto do corrente ano, deu-se início a propaganda eleitoral e, neste sentido, nos termos do art. 39, 8.º, da Lei das Eleições, é vedada a propaganda por esse meio (outdoors)."

A denúncia da propaganda eleitoral irregular foi feita no sistema Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até a noite desta quarta-feira (17) foram registradas 19 denúncias por propaganda eleitoral irregular em Minas Gerais. No Sul de Minas, além de Muzambinho, outra denúncia foi registrada em Itaú de Minas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)