(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Ciro critica elite por relativizar 'corrupção de Lula e Bolsonaro'

Candidato à presidência pelo PDT disse que não aceita a relativização da corrupção e diz que a sociedade no Brasil está 'doente'


15/08/2022 23:37 - atualizado 15/08/2022 23:53

Ciro Gomes
Ciro Gomes diz que elite brasileira relativiza corrupção no Brasil (foto: EVARISTO SA / AFP)
O candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) criticou a “elite brasileira” por “relativizar valores” em um cenário político no qual, segundo ele, a “corrupção política é uma coisa normal”. As declarações foram dadas durante o programa “Roda Viva”, da TV Cultura, nesta segunda-feira (15/8).

"A centralidade do tema ‘corrupção’ cedeu lugar ao drama social e econômico do povo brasileiro. Mas o mais grave aqui é que se tem uma elite, com intelectuais, cientistas, artistas e juventude, relativizando valores; essa sociedade está doente. (...) Acho que o Brasil é um corpo socialmente muito doente, e todo mundo relativiza isso. É uma deserção do combate das vanguardas intelectuais do Brasil. Na população brasileira, se relativiza de forma absolutamente chocante a corrupção como uma inerência da política. Isso destrói uma nação", disse.

Para ele, “Bolsonaro e Lula são dois corruptos”, mas a citada elite intelectual “faz de conta que não está vendo nada disso”.

"No meio do povo existe o drama do desemprego, do desalento, da inflação dos alimentos... O desespero da população é tão grande, e a sensação cínica que a elite passa de que corrupção é isso mesmo, que todo mundo é corrupto... Eu não aceito isso, porque eu não sou", afirmou.

Crítica aos bancos


Ele ainda criticou os bancos por colaborarem com essa situação no país.

"Uma das impertinências dessa corrupção de costumes do Brasil é a frequência com que bancos pagam pesquisas no país, para sistematizar esse efeito psicológico de antecipar decisão popular, de maneira com que todos os candidatos aceitos pelo sistema se obrigam ao mesmo sistema, ao mesmo modelo. Não tem paranoia nenhuma nisso, é objetivo", declarou.

De acordo com a Pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda-feira (15/8), Ciro aparece em terceiro lugar, com 6% das intenções de voto. Lula (PT) lidera com 44%, e Bolsonaro tem 32%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)