(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Manifestação em defesa de eleições livres acontece nesta quinta (11) em BH

Ato está convocado para 17h na capital; está previsto também em diversas cidades mineiras e em todo país


11/08/2022 12:02 - atualizado 11/08/2022 12:51

Manifestação de estudantes e professores contra cortes no orçamento de universidades federais em junho de 2022
Manifestação começa às 17h na Praça Afonso Arinos (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Uma manifestação estudantil está marcada para a tarde desta quinta-feira (11/8) em Belo Horizonte. Com início às 17h, na Praça Afonso Arinos, próximo à Faculdade de Direito da UFMG, estudantes vão reivindicar eleições livres, democracia e o ''Fora Bolsonaro''. 

A convocação para o ato ocorre em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, liderada pela União Nacional dos Estudantes (UNE). Em BH, o protesto também tem a participação da União Estadual dos Estudantes, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, do DCE da UFMG, de partidos políticos, como o PSOL, Unidade Popular e PCB, sindicatos, movimentos de mulheres e de juventude. 

O DCE da UFMG citou, em nota nas redes sociais, os recentes ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) às urnas eletrônicas, a "violência política e a polarização do país". O texto cita a morte do petista Marcelo Arruda, assassinado por um bolsonarista no Paraná em julho deste ano, e o "genocídio da população negra", relembrando o assassinato de Marcos Vinícius pela PM em Contagem, região metropolitana de BH, também em julho. 
A manifestação sairá da Praça Afonso Arinos passará pela Avenida Afonso Pena e terminará na Praça Sete. O trânsito pode ficar impedido em alguns pontos a depender da quantidade de manifestantes, de acordo com a BHTrans. 

Veja a lista de cidades com manifestações em Minas

  • Contagem - 11h, na Escola Estadual Helena Guerra
  • Diamantina - 17h, na Praça do Bom Jesus
  • Juiz de Fora - 17h, na Praça da Estação 
  • Lavras - 11h30, no Centro de Convivência da UFLA
  • Montes Claros - 16h, Praça Dr. Carlos Versiani 
  • Teófilo Otoni - 18h, na Praça Tiradentes
  • Viçosa - 18h, em frente à Câmara Municipal 
  • Uberlândia - 17h, na Praça Ismene Mendes

Movimento no país

Os protestos estão convocados para quase todas as capitais brasileiras, segundo a União Nacional dos Estudantes, exceto no Amazonas e em Rondônia. As manifestações são realizadas no mesmo dia da leitura da "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito", no Largo São Francisco, em frente à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
A carta demonstra a preocupação com o momento de disputa eleitoral no país, que seria de "imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)