(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CÂMARA DE UBERLÂNDIA

Vereadora negra é barrada na entrada do plenário e discute com bolsonarista

A legisladora chegou a mandar o colega de casa 'caçar assunto na puta que te pariu'. Mesa diretora prometeu atitudes em relação à segurança da casa


02/08/2022 17:11 - atualizado 03/08/2022 10:56

Vereadora falou sobre racismo em tribuna
Vereadora falou sobre racismo em tribuna (foto: Reprodução/TV Câmara)
A vereadora petista Dandara foi barrada na entrada do plenário da Câmara Municipal de Uberlândia, nesta terça-feira (2/8), e o fato gerou uma discussão com o vereador bolsonarista Cristiano Caporezzo (PL).
 
A legisladora chegou a mandar o colega de casa “caçar assunto na puta que te pariu”. O caso fez com que a mesa diretora prometesse atitudes em relação à segurança da casa, para evitar novos constrangimentos.
 

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com

#uberlândia #vereadora #política #racismo" />
Segundo o que informou Dandara, ela entrava no plenário junto de outros colegas e foi a única a ser impedida. “O vereador Murilo (Rede) estava entrando junto comigo e não foi barrado”, disse ela em tribuna.
 
Inicialmente, o discurso da vereadora apenas tocou na questão racial, quando ela contava sobre o pedido de identificação para entrada no plenário. “Um ano e oito meses de mandato já deu para saber quem é vereador, fazer orientação para que entendam que tem uma mulher negra que usa turbante que é vereadora e não só homens brancos com trajes sociais”, afirmou.
 
O que gerou a discussão mais forte durante a sessão ordinária do dia, foi a contestação de Caporezzo. “Eu quero dar os parabéns para esse segurança, ele não é obrigado a reconhecer todo mundo. Eu acho interessante esses vereadores que dizem que são representantes do povo, mas se for confundido cm o povo fica ofendido e briga com o segurança que tá fazendo o trabalho dele. E ainda teve uma insinuação de racismo”, falou o legislador opositor à colega também em tribuna.
 
Como foi citada no decorrer da fala, Dandara pôde voltar a discursar e xingou Caporezzo, antes de citar racismo estrutural como uma das razões do pedido de identificação para acesso ao plenário.
 
“Quero falar para esse vereadorzinho de merda que sei muito bem o que significa o racismo nesse país. Quantas vezes o senhor foi barrado nessa casa? Não estão acostumados com mulheres negras vereadoras e nos espaços de poder. Então se reduza à sua insignificância. Vai caçar assunto na puta que te pariu”, seguiu a vereadora.
 
Ela citou que nenhuma outra legisladora foi barrada, sendo todas brancas as citadas: Amanda Gondim (PDT), Claudia Guerra (PDT) e Liza Prado (Patriota).
 

Segurança novato


O segurança em questão é novato e estaria em seu primeiro dia na Casa legislativa do município do Triângulo Mineiro. Ele foi repreendido. A presidente em exercício na sessão desta terça na Câmara de Uberlândia, Gláucia da Saúde (PSDB), disse a Dandara que o caso será analisado e medidas para evitar situações parecidas serão tomadas.
 
“Vou tomar providencias (…) Eu me comprometo ver o que aconteceu para que não se repita essa situação”, disse a presidente. Dandara lembrou que essa seria a segunda vez que foi barrada na casa.
 

O que é racismo?

O artigo 5º da Constituição Federal prevê que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.”

Desse modo, recusar ou impedir acesso a estabelecimentos, recusar atendimento, impedir ascensão profissional, praticar atos de violência, segregação ou qualquer outra atitude que inferiorize ou discrimine um cidadão motivada pelo preconceito de raça, de etnia ou de cor é enquadrado no crime de racismo pela Lei 7.716, de 1989.

Qual a diferença entre racismo e injúria racial?

Apesar de ambos os crimes serem motivados por preconceito de raça, de etnia ou de cor, eles diferem no modo como é direcionado à vítima. Enquanto o crime de racismo é direcionado à coletividade de um grupo ou raça, a injúria racial, descrita no artigo 140 do Código Penal Brasileiro, é direcionada a um indivíduo específico e classificada como ofensa à honra do mesmo.

Leia também: O que é whitewashing?

Penas previstas por racismo no Brasil

A Lei 7.716 prevê que o crime de racismo é inafiançável e imprescritível, ou seja, não prescreve e pode ser julgado independentemente do tempo transcorrido. As penas variam de um a cinco anos de prisão, podendo ou não ser acompanhado de multa. 

Penas previstas por injúria racial no Brasil

O Código Penal prevê que injúria racial é um crime onde cabe o pagamento de fiança e prescreve em oito anos. Prevista no artigo 140, parágrafo 3, informa que a pena pode variar de um a três anos de prisão e multa. 

Como denunciar racismo?

Caso seja vítima de racismo, procure o posto policial mais próximo e registre ocorrência.
Caso testemunhe um ato racista, presencialmente ou em publicações, sites e redes sociais, procure o Ministério Público e faça uma denúncia.


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)