(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CÂMARA DOS DEPUTADOS

Massacre do Carandiru: comissão da Câmara aprova anistia aos policiais

O texto foi aprovado em votação simbólica. Agora, ele precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa e depois pelo Plenário


02/08/2022 16:03 - atualizado 02/08/2022 16:51

Foto do corredor da penitenciaria divulgada depois do massacre
O massacre do Carandiru aconteceu no dia 2 de outubro de 1992 (foto: Massacre do Carandiru/Reprodução )
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (2/8), o projeto que concede perdão aos policiais militares processados ou punidos pela ação de contenção à rebelião na Casa de Detenção de São Paulo, que fiocu conhecida como Massacre do Carandiru.

O texto foi aprovado em votação simbólica. Agora, precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa e depois pelo plenário.

A anistia abrange os crimes previstos no Código Penal, nas leis penais especiais, no Código Penal Militar e as infrações disciplinares conexas. As penas dos 73 policiais condenados pelas mortes de 111 detentos variam de 48 a 624 anos de prisão.

A proposta é do deputado Capitão Augusto (PL-SP) e foi relatada pelo deputado Sargento Fahur (PSD-PR), que deu parecer favorável.

No relatório, Fahur defendeu a atuação dos agentes de segurança e os chamou de “heróis”.

1992

 
O massacre do Carandiru aconteceu em 2 de outubro de 1992, quando uma briga deu início a um conflito generalizado no pavilhão 9 do centro de detenção em São Paulo. 

Forças policiais invadiram o local e mataram 111 presos, cada um com uma média de cinco tiros. Nenhum policial morreu.

Os detentos sobreviventes foram obrigados a passar por um corredor polonês formado por PMs. Depois, foram convocados para ajudar a empilhar os corpos.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)