(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES

Zema quer debater alianças antes de definir vice para campanha

Entorno do governador de Minas trabalha para definir alianças, mas nomes de PP, União Brasil e Novo aparecem como opções para compor chapa


03/04/2022 04:00 - atualizado 04/04/2022 17:53

governador Romeu Zema e palestra
Candidatura de Zema ao governo de Minas foi anunciada oficialmente ontem durante evento do Novo, em São Paulo (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press - 23/3/22)
Diferentemente de Alexandre Kalil (PSD), que tem o deputado estadual Agostinho Patrus, agora no PSD, como favorito para ser seu companheiro de chapa na disputa pelo governo de Minas Gerais, o entorno de Romeu Zema (Novo) ainda debate a melhor opção para ocupar o posto de vice do pré-candidato à reeleição. Nomes como os dos deputados federais Marcelo Aro (PP) e Bilac Pinto (União Brasil) são cogitados. Mateus Simões, filiado ao Novo e ex-secretário-geral do Palácio Tiradentes, é outro em pauta.

Apesar das possibilidades, o grupo de Zema quer esperar a definição dos partidos que vão compor a coligação para definir os rumos. A possibilidade de uma coalizão nacional em torno de uma “terceira via” presidencial também pode afetar o cenário local.
 
Desde o ano passado, Zema admite publicamente a necessidade de se juntar a outros partidos na eleição de outubro. Quando foi eleito pela primeira vez, o político do Novo estava amparado por uma chapa “puro-sangue”. Desta vez, Podemos, PP e Agir devem caminhar com o governador.


Para mais vídeos explicativos como este, acesso canal do #PRAENTENDER

As três siglas, componentes da base aliada ao Executivo na Assembleia Legislativa, defendem a escolha de Aro para a vaga de vice-candidato. O parlamentar é o líder do governo estadual na Câmara dos Deputados. O Avante, outra legenda governista, também tem boas chances de engrossar o bloco.

“A lógica, tanto para a vaga de (candidato ao) Senado, quanto para a vaga de vice, é que seja uma construção dos partidos da coligação. Primeiro, precisamos acabar de entender quais são esses partidos”, disse Mateus Simões ao Estado de Minas. 

''A lógica, tanto para a vaga de (candidato ao) Senado, quanto para a vaga de vice, é que seja uma construção dos partidos da coligação. Primeiro, precisamos acabar de entender quais são esses partidos''

Mateus Simões (Novo), ex-secretário-geral do governo de Minas



Embora tenha deixado oficialmente o governo por causa da pretensão de disputar algum cargo eletivo neste ano, Simões tem papel importante nas conversas sobre o futuro de Zema. O atual vice-governador, Paulo Brant, deixou o Novo em 2021, rumo ao PSDB. O ex-secretário crê que há possibilidade de atrair os tucanos à aliança eleitoral. “Não teria motivos para a gente não caminhar com o PSDB – e acredito que a gente tem conversas produtivas, ainda, para manter com o União”, afirma. 

Federações partidárias

Na visão do articulador, as tratativas sobre o vice-candidato e o ocupante da vaga ao Senado Federal deveriam, no cenário ideal, ser aprofundadas neste mês. A prerrogativa dada aos partidos para a formação de federações, no entanto, deve atrasar para maio o estreitamento do debate.

“Bilac é o nome mais óbvio do União e Brant é o nome mais óbvio do PSDB. Aro é o nome mais óbvio do PP, como o meu é o nome natural do Novo. Esses nomes são repetidos porque são óbvios — o que não significa que sejam esses os nomes. Para nós, é mais importante construir esse projeto comum, com o que vai ser defendido, do que chegar a um nome ou outro”, assegura.

A boa relação de Zema com parte do MDB, agora sem Viana

O senador Carlos Viana, outro pré-candidato ao Executivo estadual, trocou o MDB pelo PL na sexta-feira. Além de querer ter o apoio formal do presidente Jair Bolsonaro, também do PL, ele temia que a formação de uma aliança federal dos emedebistas com PSDB, Novo e União inviabilizasse a sua participação na disputa.

"Sou pré-candidato. Estou decidido e é definitivo. O que preciso é de um lugar que me dê segurança e tranquilidade como tenho, agora, por parte do presidente do PL", disse o parlamentar.

A passagem de Viana pela antiga legenda durou apenas três meses. No Novo, há quem veja com certa simpatia a hipótese de composição com o MDB em prol de Romeu Zema. Segundo Mateus Simões, não existem tratativas sobre o assunto porque, até a manhã de sexta, os emedebistas tinham o senador como pré-candidato.

"É uma conversa que tem de começar agora. Mas, claro: é possível, sim. Temos uma relação muito positiva com a bancada federal do MDB. E, com a bancada estadual, a relação com alguns dos deputados é antiga e muito positiva", pontuou.

Na semana passada, a cúpula nacional emedebista reconduziu o deputado federal Newton Cardoso Júnior à presidência do partido em Minas Gerais. O novo mandato vai até julho de 2023. Em novembro último, um mês antes da filiação de Viana, ele chegou a convidar Zema para engrossar as fileiras da agremiação.

"Sabemos que a união, de fato, vai ser o mote de recuperação de Minas Gerais em 2022. Sei que, hoje, o senhor (Zema) tem a confiança de seu partido em todo o país. É uma referência nacional", falou, à época.

Em que pese a boa relação de parte dos emedebistas com Zema - caso de Newton Júnior, vale lembrar que Sávio Souza Cruz, foi o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a gestão da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Bolsonaro começa a erguer palanque


Em fevereiro, o senador Flávio Bolsonaro veio a Minas Gerais para tentar convencer Zema a apoiar a reeleição do pai. O governador, contudo, sinalizou que pretende prestigiar Felipe d'Ávila, presidenciável do Novo.

Agora, com a chegada de Viana ao PL e a oficialização do também liberal Marcelo Álvaro Antônio como pré-candidato ao Senado, o presidente da República começa a construir, de fato, um palanque em Minas Gerais. Atrelar a imagem dele à figura de Bolsonaro é uma das apostas de Carlos Viana, que pode assumir a liderança do Palácio do Planalto no Senado.

"Minas Gerais tem muitos resultados que são graças ao governo federal. A própria estabilidade que o estado tem para pagar os salários em dia, boa parte vem dos recursos repassados pelo Ministério da Economia."

Do outro lado, a equipe de Zema assegura que uma hipotética parceria com Bolsonaro nunca esteve nos planos.

"Nunca foi factível imaginar que o palanque do governador fosse ser o palanque de Bolsonaro em Minas Gerais. Isso era muito claro para a gente. Acho que, agora, fica claro para os demais observadores", assinala Mateus Simões.

À época da visita de Flávio ao estado, aliados do governador já eram enfáticos ao apontar que uma associação a Bolsonaro não traria ganhos à campanha.

Em março, pesquisa Genial/Quaest divulgada pelo EM mostrou que, em um cenário onde Zema, apoiado por Bolsonaro, enfrentasse Kalil tendo o aval de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-prefeito venceria por 49% a 35%. Os números são opostos ao cenário geral da eleição neste momento, em que Zema derrotaria o adversário por 34% a 21%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)