(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REAÇÃO

Após Temer convidar Kalil, presidente do MDB de MG abre as portas para Zema

Newton Cardoso Jr., deputado federal, não escondeu desejo de ver o governador disputando a reeleição pelo número 15


05/11/2021 12:47 - atualizado 05/11/2021 13:01

O deputado federal Newton Cardoso Jr., do MDB
Deputado Newton Jr. quer que Zema, do Novo, se mude para o MDB (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
O deputado federal Newton Cardoso Jr., presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Minas Gerais, convidou o governador Romeu Zema (Novo), a se filiar ao partido. O aceno foi feito nesta sexta-feira (5/11), durante evento em Carmo do Paranaíba, no Alto Paranaíba. Eles estiveram ao lado de prefeitos e lideranças da região.

A sugestão de Newton Jr. foi feita um dia após integrantes da alta cúpula emedebista chamarem o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD),  para engrossar os quadros da legenda . No grupo que se reuniu com Kalil, estava, inclusive, Michel Temer, ex-presidente da República.

Em Carmo do Paranaíba, o presidente do MDB mineiro disse a Zema que as "portas" do partido estão abertas para sustentá-lo na corrida rumo à reeleição.

"Deixo aqui, como presidente do MDB, ao qual sou filiado há mais de 20 anos, as portas abertas. Deixar, para o senhor, um convite para que possa se filiar ao nosso partido para a disputa de sua reeleição em 2022", falou.

Antes, Newton Cardoso Jr. fez menções elogiosas ao governador. "Sabemos que a união, de fato, vai ser o mote de recuperação de Minas Gerais em 2022. Sei que, hoje, o senhor tem a confiança de seu partido em todo o país. É uma referência nacional".

Convite a Kalil


Ontem, na Prefeitura de Belo Horizonte, Kalil recebeu diversos emedebistas. Um deles, o ex-ministro Hélio Costa, revelou que Temer foi o responsável por chamar o prefeito ao MDB.

"(Foi) um convite feito pelo ex-presidente da República Michel Temer, que é referência no MDB e, certamente, um emedebista histórico. Quando ele convida o prefeito Kalil para integrar o MDB, evidentemente que nós todos estamos cumprimentando Kalil e esperando que ele tome essa decisão", explicou.

Quando falou da ideia de ter o prefeito belo-horizontino no partido, o ex-presidente despistou sobre a autoria da ideia.

"Sei que ele está sendo convidado pelo MDB. Acabei de saber pelo MDB aqui de Minas Gerais (que Kalil foi convidado) para vir para o partido. Já percebi, pelos emedebistas que estão aqui, que ele seria muito bem recebido".

Partido tem alas divergentes


Ainda ontem, após saber do convite feito a Kalil, Newton Cardoso Jr. emitiu comunicado garantindo não ter sido comunicado da proposta. Ele assegurou desconhecer qualquer chamamento feito por Temer.

O grupo político do prefeito tem figuras de diferentes partidos, mas um deles, Adalclever Lopes, é emedebista. Secretário municipal de Governo, o ex-presidente da Assembleia Legislativa é um dos articuladores de Kalil.

Em 2020, o MDB compôs a coligação que apoiou a reeleição de Kalil na eleição municipal. Recentemente, parte da legenda tentou tirar Newton Jr. do comando da direção estadual. Ele acabou mantido no posto.

No Parlamento estadual, o MDB não integra a base de apoio a Zema. Há, inclusive, deputados críticos a pontos da gestão do governador. Sávio Souza Cruz, por exemplo, é relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Kalil e Zema, desejados por diferentes alas emedebistas, são  iminentes oponentes na disputa pelo Palácio Tiradentes .


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)