(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GOVERNO BOLSONARO

Com saída de Ribeiro, MEC vai para quinta troca de ministro

Até esta segunda, apenas oito ministros que tomaram posse com Bolsonaro seguem nos mesmos cargos


28/03/2022 17:16 - atualizado 28/03/2022 19:28

Milton Ribeiro em coletiva de imprensa
Ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro deixa o cargo (foto: Valter Campanato / Agência Brasil)
O Ministério da Educação entrou para lista de "ministérios com maior número de trocas" durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Com a saída de Milton Ribeiro, nesta segunda-feira (28/03), o MEC empata com a Secretaria-Geral da Presidência e vai para sua quinta substituição.

O presidente Jair Bolsonaro foi empossado em 1º de janeiro de 2019. Desde então, o governo passou por 28 trocas de ministros. Até esta segunda, apenas oito ministros que tomaram posse com Bolsonaro seguem nos mesmos cargos.

Milton Ribeiro ficou como chefe do MEC por 20 meses. Ele teve mandato mais longo da pasta. Antes dele, Abraham Weintraub havia permanecido no cargo por 14 meses.

gráfico
(foto: Arte/EM)

Os ministros de Bolsonaro


Ricardo Vélez deixou o MEC depois que o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que estava "bastante claro que não estava dando certo" o trabalho do ex-ministro na chefia da Educação.

Segundo Bolsonaro, estava “faltando gestão" na pasta depois de brigas internas.
    Já Weintraub, que segue sendo aliado do presidente apesar de afastado do governo, deixou a pasta em decorrência de longo desgaste político com os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
      O ex-ministro era conhecido pelas declarações polêmicas contra os mais variados alvos, do educador Paulo Freire (1921-1997) à China, passando por desafetos políticos, jornalistas, especialistas em educação, o presidente francês Emmanuel Macron e, com especial virulência, reitores, alunos e professores de universidade federais.
        Carlos Decotelli nem chegou a assumir o cargo oficialmente. O ex-ministro ficou apenas 5 dias no comando do MEC depois que seu currículo foi alvo de controvérsia. 
          As universidades de Rosario, na Argentina, e de Wüppertal, na Alemanha, negaram que ele tivesse títulos de doutor e pós-doutor, respectivamente, pelas instituições. Decotelli alterou o currículo.

          O pastor 

          Ribeiro estava no centro de uma crise no MEC, que se intensificou na semana passada. O jornal "Folha de S. Paulo" revelou um áudio que mostra o ministro, em uma reunião com prefeitos, dizendo que, a pedido de Bolsonaro, repassa verbas do ministério a municípios escolhidos por pastores.

          Depois da divulgação dos áudios, também começaram a surgir denúncias de prefeitos de que os pastores favorecidos no MEC cobravam propina dos municípios para a liberação das verbas.


          receba nossa newsletter

          Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

          Cadastro realizado com sucesso!

          *Para comentar, faça seu login ou assine

          Publicidade

          (none) || (none)