(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INVESTIGAÇÃO

MPMG denuncia ex-secretário de Itaúna por crime em licitação

MPMG ofereceu denúncia contra o ex-secretário municipal de Arquitetura e Urbanismo de Itaúna pela prática de crime em licitação de empresa de engenharia


10/03/2022 18:29 - atualizado 10/03/2022 18:42

Vista geral de Itaúna
MPMG ofereceu denúncia contra o ex secretário municipal de Arquitetura e Urbanismo de Itaúna (foto: Divulgação Prefeitura de Itaúna)
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ofereceu denúncia contra o ex-secretário municipal de Arquitetura e Urbanismo de Itaúna, Paulo de Tarso Nogueira, pela prática de crime na licitação que culminou com a contratação direta da empresa Dávila Arquitetura e Engenharia S/A.
 
A promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Itaúna, responsável pela denúncia, apontou que o procedimento licitatório considerado ilegal teve por objeto a elaboração de projeto diagnóstico urbanístico ambiental para área do entorno da Barragem do Benfica, onde ficam remanescentes da Mata Atlântica no município, ao custo para os cofres públicos de R$ 80 mil.

“O procedimento de inexigibilidade de licitação que precedeu à contratação dos serviços foi nitidamente fraudulento e claramente direcionado para a contratação da empresa, com único fim de atender aos interesses particulares do denunciado, a partir de especulações imobiliárias na área, envolvendo o contexto de apresentação de projetos de lei para fins de revisar a lei que instituiu o Plano Diretor local”, apontou o Ministério Público.
 
O processo, que segue em segredo de justiça, não apurou responsabilidade criminal dos mandatários ou colaboradores da empresa contratada.

O Estado de Minas entrou em contato com o ex-secretário para que ele se pronunciasse a respeito. Paulo de Tarso respondeu que está em viagem a trabalho e que não está sabendo da denúncia. "Meu advogado, tendo ciência do que se trata, responderá as informações pedidas", afirmou Tarso.
 
Confira a contratação por inexigibilidade de licitação no Portal da Transparência de Prefeitura de Itaúna:
 
Denúncia
MP aponta ilegalidade na contratação por inexigibilidade da empresa Dávila Arquitetura e Engenharia S/A (foto: Reprodução internet)
 
Plano Diretor na mira do MP
 
A revisão do Plano Diretor de Itaúna está na mira do Ministério Público desde 2019, quando a proposta inicial do plano, elaborada por uma equipe multidisciplinar, foi retirada de pauta de votação da Câmara de Vereadores atendendo a um pedido do prefeito Neider Moreira (PSD).

Em maio de 2019, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ajuizou ação civil pública contra o prefeito Neider Moreira por improbidade administrativa. No entendimento do órgão, o prefeito adotou medidas “com o objetivo de retardar e tumultuar o projeto visando interesses pessoais”.
 
Após a elaboração dos estudos técnicos, diagnóstico e realização de consultas e oficinas, a população foi convocada a participar de audiência pública, em novembro de 2017, com a presença de empresários, proprietários de imóveis e comunidade.

Durante o encontro, o promotor de Justiça Daniel Batista Mendes, que assinou a ação civil pública movida contra o prefeito em 2019, reforçou a importância da preservação dos recursos naturais e do interesse público contidos no processo. “É importante que sejam observadas tanto a legislação federal quanto a Constituição, parâmetros que não podem ser desobedecidos por legislação municipal”, apontou Mendes.
 
O texto do Plano Diretor de Itaúna elaborado por essa equipe multidisciplinar foi, então, submetido ao Legislativo e à apreciação do MPMG, a pedido do órgão, sendo aprovado sem ressalvas. Quando a revisão do Plano Diretor estava pronta para ser aprovada pelos vereadores, Neider retirou o projeto de pauta, encaminhando à Casa um substitutivo com a alteração na área no entorno da barragem elaborada pela Dávila Arquitetura e Engenharia S/A.
 
Plano aprovado
 
Desde 2019, o Plano Diretor foi encaminhado para votação à Câmara de Vereadores de Itaúna e retirado de pauta diversas vezes. Os vereadores alegavam insegurança para votar um plano que é objeto de contestação judicial.

O prefeito seguia enviando o projeto sem acatar as alterações propostas pelo MP. Até que, em outubro de 2021, alegando que se o texto não fosse aprovado a cidade perderia uma grande empresa com geração de cerca de 300 empregos, o Plano Diretor foi finalmente aprovado pela Câmara.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)