(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Câmara de Itaúna volta a ter reuniões presenciais nesta terça-feira (3/8)

Apesar do retorno dos vereadores à Câmara, população ainda não poderá acompanhar as reuniões no plenário


29/07/2021 17:28 - atualizado 29/07/2021 17:54

Reuniões da Câmara de Vereadores de Itaúna voltam a ser presenciais em agosto(foto: Prefeitura de Itaúna / Divulgação)
Reuniões da Câmara de Vereadores de Itaúna voltam a ser presenciais em agosto (foto: Prefeitura de Itaúna / Divulgação)
A Câmara Municipal de Itaúna, cidade do Centro Oeste de Minas, voltará a ter reuniões presencias na próxima semana, de acordo com a portaria publicada na noite dessa quarta-feira (28/7). A próxima plenária está marcada para terça-feira (3/08).

O público, entretanto, ainda não poderá assistir às reuniões, que continuarão sendo transmitidas pelo canal do Legislativo municipal no youtube. A população está proibida de frequentar as reuniões plenárias desde o início da pandemia.
 
A cidade está classificada na onda verde do Minas Consciente, assim como a macrorregião Oeste, de acordo com a determinação do programa estadual nesta quinta-feira (29/7).

As atividades já estão voltando a acontecer com presença de público na cidade, como a final do Campeonato Itaunense de Futebol Bairro x Bairro, que teve cerca de 300 pessoas no Estádio Municipal José Flávio de Carvalho, no sábado (24/7).

Na próxima semana, será também o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas de Itaúna.
 
A Câmara de Vereadores teve apenas cinco reuniões presenciais, no início de janeiro deste ano, com a nova composição eleita para o mandato de 2021 a 2024.

Nenhuma delas, entretanto, com presença da população, que está desde o início da pandemia, em março de 2020, proibida de frequentar a casa legislativa.

Desde janeiro, as reuniões estão ocorrendo de forma remota. O vereador Gustavo Dornas Barbosa (Patriota), um dos novos integrantes do Legislativo itaunense, está feliz com o retorno das reuniões ao lado dos colegas, mas espera contar também com a presença do público.

Plenário da Câmara de Itaúna antes da pandemia: público costuma pressionar o Legislativo municipal nas reuniões plenárias(foto: Daniel Oliveira)
Plenário da Câmara de Itaúna antes da pandemia: público costuma pressionar o Legislativo municipal nas reuniões plenárias (foto: Daniel Oliveira)


"A gente tem que entender as reuniões on-line devido à pandemia, mas pela democracia, pela nova política, o plenário da Câmara é o nosso palco de trabalho. Então, com esse retorno ganha a democracia, ganha a cidade e ganham os vereadores. Tomara que a Câmara, dentro da ética, da legalidade e da ciência, possa ter o retorno do público. A Câmara é a casa do povo e tem que estar aberta ao povo e aos vereadores", afirmou o parlamentar.
 
Além dos vereadores, somente poderão acompanhar as reuniões no plenário os integrantes da imprensa e as pessoas que se inscreverem para a participação popular na tribuna da Câmara.
 
A próxima plenária da Câmara de Itaúna acontecerá na terça-feira (3/08). Na tarde desta quinta-feira (29/07), acontece a última reunião on-line dos vereadores, convocada em caráter de urgência para votação do polêmico projeto de municipalização das escolas estaduais de ensino fundamental da cidade.
 
Confira a portaria na íntegra: Portaria 43/2021


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)