(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INVASÃO RUSSA

Vamos retirar brasileiros em condições adequadas de segurança, diz França

O ministro pediu que os brasileiros que estão na Ucrânia entrem em contato com a embaixada brasileira no país do Leste Europeu


24/02/2022 19:50 - atualizado 24/02/2022 20:27

Live semanal do presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro e ministro das Relações Exteriores, Carlos França (foto: Reprodução/Youtube)
O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, falou sobre a situação dos brasileiros que estão na Ucrânia, durante live semanal do presidente Jair Bolsonaro no YouTube, nesta quinta-feira (24/2). 

 

 


Segundo o ministro são cerca de 500 brasileiros. 

“Há estudantes, jogadores de futebol, profissionais liberais, familiares de brasileiros que vivem lá por diversas razões. A embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, está aberta e dedicada com prioridade à proteção desses brasileiros naquele país”, disse o ministro. 

“Temos lá o embaixador Norton Rapesta, sua competente equipe que está 24 horas à disposição e pensando na questão de retirar os brasileiros que estão em zona de conflito e que desejam sair do país para voltar ao Brasil ou para ficar em uma zona mais segura” completou. 

França afirmou que o ministério está elaborando um plano de contingência para a retirada dos cidadãos brasileiros da Ucrânia. 

“Ele envolve contatos com países vizinhos, como Polônia e Romênia, e negociação intensa com as autoridades ucranianas que têm o controle do território. Só vamos tirar os brasileiros quando tivermos as condições adequadas de segurança e que pudermos garantir que o trajeto até um país vizinho ou ao Brasil ocorra de maneira segura e ordenada.”

De acordo com ele, estão sendo analisados comboios terrestres por rodovias e ferrovias. “Esperamos em breve poder dar uma boa notícia. Talvez seja mais fácil por via terrestre já que o espaço aéreo está fechado. 

O ministro pediu ainda que os brasileiros entrem em contato com a embaixada e no telefone do plantão consular (61) 98260-0610, que funciona 24 horas por dia.  
 

Proteger os brasileiros  




A recomendação é que "brasileiros que possam deslocar-se por meios próprios para outros países ao oeste da Ucrânia o façam tão logo possível, após informarem-se sobre a situação de segurança local.”
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)