(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Na despedida da presidência do TSE, Barroso defende combate às fake news

Ministro defendeu a liberdade de expressão mas também o combate à desinformação nas eleições


17/02/2022 14:41 - atualizado 17/02/2022 14:57

Sessão plenária do TSE, sob a presidência do ministro Luís Roberto Barroso
Ministro Luís Roberto Barroso em seu discurso de despedida da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE)
O ministro Luís Roberto Barroso, ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), defendeu a atuação da Corte e do jornalismo profissional no combate à desinformação nas eleições. 
O discurso foi feito em cerimônia de despedida da presidência do TSE, nesta quinta-feira (17/2).

Para Barroso, a revolução tecnológica permitiu que qualquer pessoa pudesse expressar ideias, opiniões e disseminar notícias em um mundo digital. Por isso, ele ressaltou que o combate e a verificação de dados se tornaram algo essencial no século XXI.

"O TSE montou uma estratégia de guerra para combater a desinformação na campanha de 2020. E nunca precisamos tanto do jornalismo profissional... A imprensa profissional é um dos antídotos contra esse mundo da pós-verdade e dos fatos alternativos, disfarces para mentiras e as notícias fraudulentas", acrescentou.

Em meio à polarização política, Barroso ainda defendeu a liberdade dos brasileiros.

"A liberdade de expressão é muito importante e precisa ser protegida, inclusive contra os que a utilizam para destruí-la juntamente com a destruição da democracia. O ódio, a mentira e as ameaças não são protegidas pela liberdade de expressão porque se destinam a silenciar a expressão dos outros", declarou Barroso.
 
 
Também no discurso, Barroso disse que "nos últimos tempos" a democracia e as instituições "passaram por ameaças das quais acreditávamos já haver nos livrado".

Durante a fala, ele citou as manifestações em frente ao Exército que pediam a volta da ditadura militar, o desfile de tanques de guerra em Brasília e a ordem para que caças sobrevoassem a Praça dos Três Poderes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)