(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHUVAS

MG: 358 cidades vão receber R$ 253 milhões para minimizar danos das chuvas

Segundo o senador Alexandre Silveira, recursos serão garantidos por meio de antecipação das duas últimas parcelas mensais do Piso da Atenção Básica (PAB)


14/02/2022 15:55 - atualizado 14/02/2022 17:42

Chuvas deixam rastro de destruição em Governador Valadares
Chuvas deixaram estrago em cidades de Minas Gerais, como em Governador Valadares (foto: Alexandre Guzashe/E.M/D.A.Press)

Minas Gerais vai receber mais de R$ 253 milhões do Ministério da Saúde para os 358 municípios mineiros que decretaram situação de calamidade ou emergência em decorrência das fortes chuvas ocorridas no início de ano. 

Segundo o senador Alexandre Silveira (PSD-MG), o recurso será garantido por meio de antecipação das duas últimas parcelas mensais do Piso da Atenção Básica (PAB). A expectativa é que os recursos sejam depositados nas contas dos municípios ainda nesta semana. 

 
 
“Eu continuo insistindo aqui em Brasília para garantir a atenção e a ação do Governo Federal para minimizar os efeitos das chuvas que provocaram danos em diversos municípios mineiros. Fruto desse esforço, o Ministério publicou essa portaria que contempla 358 municípios com recursos para serem aplicados na saúde”, explicou Silveira. 

Na sexta-feira (11/3), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reconheceu que ainda há muito trabalho a ser feito para evitar situações graves de saúde pública. Em conversa com jornalistas, o ministro destacou as dificuldades que muitos municípios estão enfrentando e falou sobre a importância desses recursos nesse momento.

“Minas foi fortemente afetada pelas enchentes e por isso a necessidade de fortalecer a atenção primária em saúde. Nós vamos antecipar esses recursos da atenção primária com 253 milhões. O senador Alexandre Silveira tem sido uma voz de Minas, tem procurado bastante o Ministério da Saúde para que a gente possa levar uma melhor atenção à saúde, sobretudo para aqueles que mais precisam” destacou.

De acordo com o Ministério da Saúde, 42% dos municípios de Minas, cerca de 359, serão beneficiados com a iniciativa. 

 
Os recursos poderão ser usados para a manutenção do provimento de médicos que atuem na Atenção Primária, por meio do Projeto Mais Médicos para o Brasil. E para a disponibilização de materiais técnicos de orientação aos profissionais, bem como a oferta de serviços de teleconsultoria e capacitações a distância para as equipes de Saúde da Família no enfrentamento dos principais agravos em decorrência de desastres hidrometeorológicos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)