(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MISSÃO RELIGIOSA

Em Londres, vereador de BH participa de ato contra vacinação

Nikolas Ferreira (PRTB) percorre a Europa para cumprir agenda religiosa; postura do parlamentar gerou críticas entre seus pares na Câmara


24/01/2022 14:05 - atualizado 25/01/2022 09:12

O vereador de Belo Horizonte, Nikolas Ferreira, posa para foto ao lado de uma ativista antivacina em Londres
Em Londres, onde cumpre agenda religiosa, Nikolas Ferreira manifestou apoio ao movimento antivacina (foto: Reprodução/Instagram)
Em viagem pela Europa, o vereador de Belo Horizonte Nikolas Ferreira (PRTB) foi alvo de críticas nesta segunda-feira (24/1) ao apoiar movimento antivacina. 

Em foto publicada nos stories do Instagram do próprio parlamentar, ele aparece ao lado de uma ativista em Londres, que segura um cartaz com os dizeres: "Please, don't jab kids" ("Por favor, não vacinem as crianças", em tradução livre). 

Ao Estado de Minas, Nikolas negou ser contrário a imunização de crianças. O político ponderou que é contra o que chama de "coerção dos pais para adesão à campanha" que, atualmente, atende a faixa dos 11 aos 5 anos. 

"Existe uma coerção aos pais. Eles precisam autorizar a vacina, mas são pressionados até cederem. Tem todo um discurso de que, se eles não levarem os filhos para a vacinação, eles não têm empatia, não se importam com as crianças. Isso não é liberdade. Liberdade sob pressão não é liberdade. Para mim, os pais é que decidem sobre os filhos. O estado não pode querer tomar nossas crianças", defende o vereador. 

Conforme determinação do Ministério da Saúde, a dose só é inoculada na presença de pais ou mediante autorização expressa, por escrito, dos responsáveis. Antes de serem incluídos no PNI, os imunizantes – oferecidos em dose pediátrica – também receberam a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação nos pequenos e têm a segurança atestada por rigorosas autoridades do setor e órgãos regulatórios em todo o mundo, como Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Food and Drug Administration (FDA), agência de fármacos e alimentos dos Estados Unidos.

Viagem 

Desde 14 de janeiro, o vereador está em missão religiosa por diversos países europeus. Entre as localidades percorridas até o momento, ele cita Bélgica, Portugal, Luxemburgo e Londres, onde está no momento. 

Questionado pela reportagem sobre origem dos recursos que custeiam a viagem, Nikolas afirma que viajou a convite de um conjunto denominações evangélicas baseadas na Europa, mas não especificou quais são. Consultada pelo EM, a Câmara Municipal confirmou que a instituição não financia a viagem do vereador. 

Ferreira não informou quando pretende retornar, mas disse que estará de volta antes do fim do recesso palarmentar, válido por todo o mês de janeiro.

"Irresponsável"

A postura de Nikolas também teve repercussão negativa entre alguns de seus pares na Câmara Municipal. A vereadora Duda Salabert (PDT) classifica o ato do colega como irresponsável. 

"O dever da Câmara é lutar pela aceleração da vacinação de crianças para um retorno mais seguro às aulas. Então, acho bastante irresponsável que o vereador se posicione desta maneira em relação á vacinação infantil. E especialmente num contexto em que a COVID-19 mata mais do que muitas doenças infecciosas", comenta Duda. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)