(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENEM 2021

Enem: Bolsonaro pede para trocar golpe por revolução de 1964 nas questões

Servidores afirmam que o pedido tem o objetivo de deixar a prova com a 'cara do governo'


19/11/2021 08:55 - atualizado 19/11/2021 10:18

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido)
Bolsonaro pede a ministro da Educação para mudar termos usados nas questões do Enem 2021 (foto: Agência Brasil/Reprodução )
Nas vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais uma polêmica envolvendo a formulação da prova ronda o Ministério da Educação e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo servidores, o presidente teria pedido ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, que usasse o termo revolução ao se referir ao golpe militar de 1964 nas questões da prova.

A mudança dos termos é um desejo de Bolsonaro para que o exame passe a 'ter a cara do governo'.

Há poucos dias da realização da primeira etapa do maior e principal exame brasileiro, o governo tem se envolvido em denúncias que apontam possíveis interferências no conteúdo da prova. O presidente e sua base também estão sendo denunciados por assédio moral contra servidores. 

Leia também: 
Ministro da Educação diz que Enem terá a cara do governo pela 'honestidade'

De acordo com integrantes do governo, o pedido de Jair Bolsonaro teria ocorrido ainda no primeiro semestre de 2021, quando a prova ainda estava sendo elaborada pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Segundo o próprio ministro, o pedido, no entanto, não foi levado adiante.

Ditadura Militar nas provas do Enem

Desde o primeiro ano de Bolsonaro no governo, em 2019, as provas do Enem não abordaram o período da ditadura militar. Na visão do presidente, capitão reformado do exército brasileiro, o golpe militar de 1964 foi, na verdade, uma revolução.

O termo vai na contramão das linhas de pesquisa historiográficas brasileiras e não condiz, inclusive, com o abordado pelos livros didáticos nas escolas - usados como base para os estudos dos candidatos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)