(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CPI DA COVID

Marcos Rogério: 'Governo federal não pode ser acusado de omissão'

Em voto separado, Senador Marcos Rogério defende o Governo Federal e suas medidas de enfrentamento a pandemia da COVID-19


26/10/2021 12:10 - atualizado 26/10/2021 12:27

Na manhã desta terça-feira (26/10), em  voto separado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID , instalada pelo Senado, o Senador Marcos Rogério (DEM-RO), em seus vinte minutos de voto, afirmou que o Governo Federal não pode ser acusado de omissão de enfrentamento a pandemia.

Na defesa, o  senador afirmou que o Governo Federal não é o culpado pela pandemia . Além disso, listou as medidas adotadas pelo governo em decorrência da pandemia. "Mas aqui, nesta CPI, a responsabilidade tem sido imputada exclusivamente ao Governo Federal, e mais especificamente, ao presidente da República, como causador da pandemia", ressaltou Marcos Rogério.

"Conclui-se que o Governo Federal adotou todas as medidas de sua competência e responsabilidade, não podendo ser acusado de omissão no combate à pandemia", enfatizou o Senador. 

Senador Marcos Rogério (DEM-RO) na CPI da COVID
Senador Marcos Rogério (DEM-RO) defende o Governo Federal na CPI da COVID (foto: Reprodução/YouTube TV Senado)
Em continuidade do discurso, o  senador ressaltou que cada município e estado buscou suas próprias alternativas  para enfrentar a pandemia, mas que atualmente, 'buscam apenas um culpado para as falhas'.

Além disso, ele apontou que o governo, em 6 de fevereiro de 2020, mesmo antes da OMS reconhecer a pandemia, já possuía uma norma legal com um completo conjunto de medidas de enfrentamento à pandemia.

Em seu discurso, trouxe detalhamentos dos investimentos para a COVID-19, para o enfrentamento a pandemia, buscando enfatizar as ações em estados e municípios em todo o país. 

Devido ao tempo de 20 minutos de discurso, o senador não conseguiu terminar a leitura de sua justificativa, mas a finalizou defendendo as acusações da indicação do uso de cloroquina, remédio comprovadamente ineficaz contra a doença, acusando o desinteresse da CPI em investigar as prescrições.

*Estagiário sob supervisão do subeditor Daniel Seabra

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também:  Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)