(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SINAL DIGITAL

Acordo que levará TV digital a 470 cidades mineiras é assinado nesta terça

A parceria faz parte do Programa Digitaliza Brasil e foi firmada entre a Rede Minas e a TV Brasil nesta terça-feira (19/10)


19/10/2021 18:35 - atualizado 19/10/2021 19:09

EBC e EMC assinam acordo que levará sinal digital a cidades mineiras na Cidade Administrativa nesta terça (19/10)
Mais de 400 municípios mineiros receberão o sinal da TV digital até abril de 2022 (foto: Governo de Minas/Reprodução )
Um acordo que levará o sinal da TV digital para 470 cidades mineiras foi assinado nesta terça-feira (19/10), na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Estavam presentes os presidentes da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Sérgio Rodrigo Reis, e da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Glen Valente, firmaram parceria junto ao Governo de Minas. 

A mudança faz parte da primeira fase do Programa Digitaliza Brasil, do governo federal, que prevê a ampliação do acesso à imagem e som de qualidade em todo o território brasileiro. 

“As instalações começam a ser preparadas em janeiro de 2022 e, em abril, já teremos todo o estado coberto por sinal digital”, afirmou o secretário de radiodifusão substituto, Otávio Caixeta, que esteve no evento representando o ministro das Comunicações, Fábio Faria. 

Autoridades como o governador Romeu Zema (Novo), o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, também estiveram presentes. 

Entenda o Programa Digitaliza Brasil 


No Brasil, 4.191 municípios não concluíram a migração completa para o sinal digital e a população ainda utiliza o sinal analógico em casa. Ainda, 1.638 municípios contam apenas com o sinal analógico. Os dados são do Ministério das Comunicações. 

A expectativa é que, com a implantação do programa, todos os municípios brasileiros com transmissão com televisão analógica em operação sejam digitalizados até o fim de 2023. Em Minas Gerais, 90% das cidades solicitaram a adesão ao programa. 

O presidente da EMC, responsável pela manutenção da Rede Minas, Sérgio Rodrigo Reis, comenta que a parceria ampliará o alcance do conteúdo mineiro.  “Já contávamos com 400 municípios. Agora, com esse avanço chegamos a mais 470”, afirma. 

Para o diretor e presidente da EBC, responsável pela TV Brasil, Glen Valente, “esse processo de digitalização significa inclusão social”. 

A digitalização, além da qualidade de imagem, permite um aumento dos canais. A partir de 2022, a previsão é que os municípios mineiros possam ter acesso a 2 mil canais.  A parceria também permite que a TV Brasil utilize o conteúdo da Rede Minas em todo o território nacional. 

"Queremos que a EBC utilize o máximo que puder do nosso conteúdo”, enfatiza o governador Romeu Zema (Novo). Segundo ele, a parceria levará a cultura mineira para todas as regiões do país.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)