(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CPI DA COVID

Omar Aziz sobre Jair Renan: 'Linguajar de marginal'

Em vídeo, filho '04' de Jair Bolsonaro mostra armas e ironiza: 'Alô, CPI'; Renan Calheiros afirma que são 'ameaças de um fedelho'


21/09/2021 11:44 - atualizado 21/09/2021 12:16

Omar Aziz durante reunião da CPI da COVID, instalada pelo Senado
Omar Aziz durante reunião da CPI da COVID, instalada pelo Senado (foto: Jefferson Rudy/Senado)
Após Jair Renan Bolsonaro desafiar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID , o presidente do colegiado, Omar Aziz (PSD-AM), chamou o filho ‘04’ de Jair Bolsonaro (sem partido) de ‘marginal’ durante sessão desta terça-feira (21/9). Os senadores atualmente investigam sua  relação com o lobista da Precisa Medicamentos, Marconny Faria

O jovem compartilhou um vídeo em seu perfil no Instagram nesta segunda-feira (20/9), onde mostra algumas armas, chamadas por ele de 'brinquedos'. Na legenda da publicação ele escreveu: 'Alô, CPI'.

As imagens foram exibidas hoje no Plenário, que ouve o  ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário .

"Sabe quem tem esse linguajar? Marginal. Marginal que chama arma de fogo de brinquedo: 'olha o brinquedo aqui para você'. É um marginal, não é um jovem", disse Aziz.

Em seguida, o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), também critica a atitude de Jair Renan. "Isso significa dizer que é mais um filho do presidente que não recebeu educação dele. Essa ameaça é uma coisa estapafúrdia para uma comissão que, com todas as dificuldades, está cumprindo seu papel", afirmou o senador.

"Essas ameaças por um fedelho como esse não vai intimidar de forma nenhuma essa comissão", completou Calheiros.

Documentos da CPI apontam que Renan Bolsonaro abriu uma empresa com a ajuda de Marconny, suposto lobista da Precisa Medicamentos, empresa investigada pelo superfaturamento de vacinas. O advogado é acusado de ser intermediário da empresa junto ao Ministério da Saúde em um contrato de mais de R$ 1 bilhão para venda de imunizantes.

O filho ‘04’ de Bolsonaro trocou pelo menos uma centena de mensagens com o lobista.

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também:  Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)