(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRIBUNAL INTERNACIONAL

MBL vai acusar Bolsonaro de genocídio no Tribunal de Haia

De acordo com a denúncia, o presidente Bolsonaro ignorou evidências científicas no combate à pandemia


31/08/2021 14:26 - atualizado 31/08/2021 14:55

Presidente Jair Bolsonaro já é alvo de outras quatro denúncias no Tribunal Penal de Haia(foto: Alan Santos/PR )
Presidente Jair Bolsonaro já é alvo de outras quatro denúncias no Tribunal Penal de Haia (foto: Alan Santos/PR )
O Movimento Brasil Livre (MBL) preparou uma denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que será enviada ao Tribunal Penal Internacional, em Haia. No documento, o MBL acusa o chefe do Executivo federal de genocidio durante a pandemia de COVID-19.
 
De acordo com o texto, Bolsonaro ignorou evidências científicas no combate à pandemia e agiu com descaso na compra de vacinas. O documento é assinado por Renato Battista, líder do MBL. 

No final do documento, Battista pede para que uma investigação seja aberta contra Bolsonaro e também que o Tribunal peça a prisão preventiva do presidente brasileiro.
Além do negacionismo de Bolsonaro e do descaso na compra de vacinas, o texto relembra as investidas do presidente na indicação de remédios sem eficácia como a cloroquina e ivermectina.

Bolsonaro já foi denunciado outras quatro vezes em Haia.
 
Em um das denúncias, a Rede Sindical Brasileira UNISaúde acusa o presidente de "falhas graves e mortais" na condução da resposta à pandemia.

Em abril, Bolsonaro foi acusado no mesmo tribunal pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) pela alegação de que praticou crime contra a humanidade ao incentivar ações que aumentam o risco de proliferação do novo coronavírus.

Uma outra acusação no mesmo sentido feita pelo PDT começou a ser avaliada pelo tribunal em junho.

Em 2019, o presidente foi acusado por um grupo de advogados e militantes de direitos humanos por "incitar o genocídio e promover ataques sistemáticos contra os povos indígenas do Brasil". 

O tribunal, que tem sede na Holanda, julga exclusivamente crimes como genocídios, contra a humanidade, de guerra e de agressão. 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)