(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INDICAÇÃO AO STF

Zema se reúne com Bolsonaro e cita apoio ao presidente do TJMG para o STF

Governador de Minas esteve acompanhado do desembargador Gilson Soares Lemes, que aguarda oportunidade para ocupar uma cadeira na Suprema Corte


07/07/2021 20:58 - atualizado 07/07/2021 21:22

Gilson Soares Lemes, presidente do TJMG, e Romeu Zema, governador de Minas Gerais(foto: Leandro Couri/EM/D. A. Press)
Gilson Soares Lemes, presidente do TJMG, e Romeu Zema, governador de Minas Gerais (foto: Leandro Couri/EM/D. A. Press)
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), esteve em Brasília, nesta quarta-feira (7/7), acompanhado do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes. O motivo da ida à capital federal foi uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que indicará um nome nos próximos dias para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF).

Zema demonstrou apoio ao nome de Gilson Lemes para ser o indicado de Bolsonaro para substituir Marco Aurélio Mello. O ministro vai se aposentar no dia 12 de forma compulsória, uma vez que completará 75 anos.

De acordo com o governo de Minas, Zema disse a Bolsonaro que Gilson Lemes tem desempenhado com excelência a presidência do TJMG. O desembargador está no cargo desde julho de 2020.

“O governador reforçou ainda a larga experiência na magistratura do presidente do TJMG, com atuação nas mais diversas áreas do direito como cível, criminal, eleitoral e administrativo, além do perfil que garante a harmonia e independência entre os poderes, características ideais para que possa ocupar uma cadeira na Suprema Corte”, informou, em nota, o governo.

Vontade


Em entrevista ao Estado de Minas na semana passada, o presidente do TJMG já havia falado sobre a lembrança de seu nome para ocupar uma cadeira no STF.

Gilson Lemes afirmou que se fosse escolhido, receberia a indicação “com muita alegria e honra”.

“Com relação ao meu nome, que foi cogitado em algumas oportunidades na mídia e com alguns parlamentares e colegas do tribunal, considero que me encaixo no perfil, haja vista que tenho 29 anos de carreira. Sou um juiz de carreira. A escolha cabe ao presidente, mas se acontecer seria uma bênção que a gente acolheria com muita alegria e com muita honra”, disse Lemes, que fez um balanço de seu primeiro ano de mandato no comando do Judiciário mineiro.

Em entrevista à “Rádio Guaíba” nesta quarta-feira, Jair Bolsonaro confirmou que tem a intenção de indicar o advogado-geral da União, André Mendonça, para a vaga no STF.

"Além de ele ser evangélico – ele é evangélico, mas não quer dizer que seja uma virtude, é um direito dele de acreditar na Bíblia –, Mendonça tem notável saber jurídico. É uma pessoa humilde", afirmou Bolsonaro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)