(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ABSOLVIDO APÓS REPERCUSSÃO

Vereador que violou caixão lacrado se livra de ser cassado

William Faria (PT) viralizou por todo o país após divulgar vídeo no qual aparece abrindo uma urna funerária com um facão


01/07/2021 17:32 - atualizado 01/07/2021 18:00

Parlamentar ficou conhecido em todo o Brasil após abrir um caixão em plena pandemia de COVID-19(foto: Reprodução/Redes sociais)
Parlamentar ficou conhecido em todo o Brasil após abrir um caixão em plena pandemia de COVID-19 (foto: Reprodução/Redes sociais)
A Câmara Municipal de Santa Bárbara do Leste, no Vale do Rio Doce, decidiu por 7 votos a 1 pelo arquivamento do processo de cassação do vereador William Faria (PT). O parlamentar respondia à quebra de decoro parlamentar após violar o caixão de um idoso de 92 anos, que teria morrido em decorrência de complicações da COVID-19.
 
A violação viralizou nas redes sociais após o próprio vereador filmar a ação, no dia 25 de abril, e divulgar as imagens nas redes sociais. No vídeo, William Faria usa um facão para abrir a urna funerária no cemitério de Santa Bárbara do Leste. Ele argumentou, à época, que estava provando que o homem não havia morrido em decorrência da COVID-19.
 
 
 

Arquivamento 

 
Durante a reunião na Câmara Municipal da cidade, ocorrida na noite dessa quarta-feira (30), foi lida a denúncia contra o vereador petista. Dos oito parlamentares aptos a votar, sete decidiram pelo arquivamento do processo. O único a votar contra foi o Sargento João Paulo dos Santos (PP), relator do processo.
 
William Faria alegou que abriu o caixão com o objetivo de garantir à família do idoso o direito de vê-lo pela última vez. Apesar de ter se livrado do processo político-administrativo relacionado a uma suposta quebra de decoro parlamentar, o vereador ainda responde a um processo criminal, também por aberto o caixão. A decisão ainda não foi proferida pela Justiça.
 

Relembre

 
O vereador William Faria (PT), de Santa Bárbara do Leste, bombou na internet com um vídeo no qual ele aparece empunhando um facão para abrir um caixão lacrado, com o corpo de um homem de 92 anos de idade, que morreu vítima de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Ele não gostou de ver o caixão lacrado e a família do homem sem poder velar o seu corpo.
 
O vereador reprovou o procedimento adotado pela Prefeitura de Santa Bárbara do Leste de lacrar o caixão, e alegou que a morte do homem nada tinha a ver a com a COVID-19, e a família do morto tinha direito a realizar um funeral digno.
 
O vídeo mostrando o rompimento do lacre do caixão foi postado nas redes sociais do vereador e viralizou. A Polícia Civil abriu uma investigação contra o parlamentar por crime de Infração de Medida Sanitária Preventiva (Art. 268 do Código Penal). 

Já a direção executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu "decidiu afastar imediatamente o vereador William Faria, de Santa Bárbara do Leste, em razão do lamentável fato ocorrido no último domingo (25/4), quando o parlamentar violou um caixão lacrado durante o funeral de um homem que faleceu com suspeita de COVID-19".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)