Publicidade

Estado de Minas SENADO

CPI vai votar quebra de sigilo de auditor do TCU que fez relatório paralelo

Alexandre Figueiredo Costa Silva é autor de documento citado por Bolsonaro com informações distorcidas sobre as mortes por COVID no Brasil


08/06/2021 17:56 - atualizado 08/06/2021 18:32

CPI ouviu pela segunda vez o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga(foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
CPI ouviu pela segunda vez o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID-19 no Senado vai votar requerimento para convocação e quebra de sigilo do auditor do Tribunal de Contas da União (TCUAlexandre Figueiredo Costa Silva, responsável pela postagem de um documento, citado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com informações distorcidas sobre a "supernotificação de casos de COVID-19” no Brasil. O senador Humberto Costa (PT-PE) é o autor do requerimento.


A postagem foi feita logo após  o presidente citar um documento do Tribunal de Contas da União (TCU), que mostrava que metade das mortes por COVID registradas no ano passado, na verdade, tiveram outras causas.

Intitulado de “Da possível supernotificação de óbitos causados por COVID”, o documento foi postado às 18h39 do domingo. 

Nesta terça-feira (8/6), o presidente Jair Bolsonaro se retratou sobre a informação. “Vou só explicar uma coisa aqui, a questão do equívoco, eu e o TCU, de ontem. O TCU está certo, eu errei quando falei sobre a tabela'', disse o presidente em conversa com apoiadores.

A declaração foi feita menos de 24 horas depois de Bolsonaro dizer que o documento “saiu há alguns dias. Logicamente que a imprensa não vai divulgar” e de o Tribunal de Contas rechaçar a informação.

“O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que 'em torno de 50% dos óbitos por COVID no ano passado não foram por COVID', conforme afirmação do presidente”, diz a nota divulgada pelo órgão no fim da tarde dessa segunda-feira.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade