(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE

Articulações atrasam oficialização de integrantes de CPIs na Câmara de BH

Câmara está prestes a instalar CPIs que investigam BHTrans e gastos da prefeitura durante pandemia


18/05/2021 13:15 - atualizado 18/05/2021 14:46

Câmara Municipal de Belo Horizonte pode investigar prefeitura em duas CPIs(foto: Abraão Bruck/Câmara Municipal de Belo Horizonte)
Câmara Municipal de Belo Horizonte pode investigar prefeitura em duas CPIs (foto: Abraão Bruck/Câmara Municipal de Belo Horizonte)
Articulações políticas atrasaram a definição e posterior divulgação dos vereadores que integrarão as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e dos gastos da Prefeitura de BH durante a pandemia de COVID-19, já aberta pela Câmara Municipal de BH. A data-limite para divulgação dos membros era 17 de maio, essa segunda-feira.

Os vereadores se articulam para definir, por exemplo, presidência e relatoria de cada CPI. “Era para ter saído ontem (segunda-feira), mas é negociação, é política”, disse uma fonte ouvida pelo Estado de Minas. A expectativa é de que a listagem dos membros de cada comissão seja decidida nesta terça-feira (18/5).

Cada CPI terá sete membros, todos indicados pelas lideranças de blocos e bancadas da Câmara de BH. As duas comissões foram abertas na última segunda-feira (10/5).

A CPI da BHTrans é assinada por 21 dos 41 vereadores da Casa e vai apurar “a omissão da BHTrans frente ao desrespeito constante das normas de prestação do serviço de transporte público coletivo de passageiros no município, pelas concessionárias responsáveis”. Wanderley Porto (Patriota) foi o primeiro signatário do requerimento.

Já a outra CPI, que vai apurar “a atuação e utilização de recursos públicos pela Prefeitura de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia da COVID-19 no município”, 14 membros, mínimo necessário para abertura da comissão, assinam o requerimento. O parlamentar Nikolas Ferreiras (PRTB) foi o primeiro signatário do texto.

Depois de nomeados e instalada a CPI, os membros devem eleger em uma primeira reunião presidente, vice-presidente e relator. Os primeiros signatários de cada requerimento devem constar no corpo de membros da comissão.

A reportagem solicitou uma posição da Prefeitura de BH a respeito das CPIs. Em nota, Executivo não se manifestou sobre as comissões e disse que novidades devem ser repassadas pela Câmara.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)