(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE

Reunião na quinta pode definir membros de CPIs na Câmara de BH

CPIs da 'caixa-preta' da BHTrans e de gastos durante a pandemia foram protocoladas nessa segunda


11/05/2021 11:31 - atualizado 12/05/2021 17:24

Câmara Municipal de Belo Horizonte tem prefeitura 'na mira' por duas CPIs(foto: Cláudio Rabelo/Câmara Municipal de Belo Horizonte)
Câmara Municipal de Belo Horizonte tem prefeitura 'na mira' por duas CPIs (foto: Cláudio Rabelo/Câmara Municipal de Belo Horizonte)
Duas Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs) foram protocoladas na Câmara Municipal de Belo Horizonte nessa segunda-feira (10/5), depois de longa negociação dos vereadores. Uma reunião na quinta-feira (13/5) já pode definir os membros de cada uma, escolhidos pelos líderes das bancadas.

Uma CPI trata da abertura da “caixa-preta” da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), enquanto a outra investiga os gastos da Prefeitura de BH durante a pandemia de COVID-19, iniciada em março de 2020.

A proposta da CPI sobre os gastos da prefeitura é de autoria do vereador Nikolas Ferreira (PRTB). Já a sobre a BHTrans foi proposta pelo vereador Wanderley Porto (Patriota). Posteriormente, outros vereadores assinaram os dois documentos.
 
Devem participar da reunião de quinta todos os integrantes da Mesa Diretora da Câmara de BH: Nely Aquino (Podemos), presidente; Henrique Braga (PSDB), 1º vice-presidente; Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), 2º vice-presidente; Cláudio do Mundo Novo (PSD), secretário-geral; Professor Juliano Lopes (PTC), 1º secretário; e Wilsinho da Tabu (PP), 2º secretário. No encontro, alguns nomes já devem ser definidos.

Geralmente, há uma reunião mensal da Mesa Diretora da Câmara. Ela acontece sempre no primeiro dia de reuniões do mês. Em maio deste ano, contudo, o encontro foi adiado e ocorrerá em uma data diferente, próximo do fim das reuniões ordinárias do mês. Segundo apurou o Estado de Minas, o reagendamento atendeu pedido da presidente, Nely Aquino.
 
Os líderes têm até a próxima segunda-feira (17/5) para definirem os indicados para cada CPI. Posteriormente, haverá a instalação de cada uma delas. 

A reportagem consultou a Prefeitura de BH a respeito das duas CPIs. O Executivo afirmou que ainda não foi notificado das comissões.
 
* Matéria atualizada às 17h24 de 12 de maio de 2021  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)