(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARTICULAÇÃO

Insatisfeito, Centrão aumenta pressão sobre Araújo, chanceler de Bolsonaro

Postura na busca pela importação de vacinas é criticada por parlamentares; integrantes do Congresso creem que chanceler pode ajudar a viabilizar doses


25/03/2021 12:25

Parlamentares têm adotado tom crítico ao falar sobre Araújo nos corredores(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Parlamentares têm adotado tom crítico ao falar sobre Araújo nos corredores (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Parlamentares do Centrão, bloco partidário que tradicionalmente dá sustentação ao governo federal, estão irritados com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. A postura do chanceler do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ante a crise imposta pela COVID-19 tem deixado deputados e senadores descontentes

Segundo apurou o Estado de Minas, integrantes do Congresso Nacional têm adotado tom crítico ao falar sobre Araújo nos corredores. A avaliação é que o Itamaraty poderia agir para viabilizar a busca de imunizantes em locais onde há excedente de vacinas.

Um parlamentar ouvido sob anonimato pela reportagem citou o caso dos Estados Unidos, onde as injeções começam a sobrar. Apesar da pressão que lideranças exercem, a demissão de Araújo ainda não é tida como algo certo de ocorrer.

Nessa quarta-feira (24/3), o chanceler foi sabatinado por senadores. Ao tratar dos Estados Unidos, porém, o ministro alegou que a importação de vacinas daquele país pode ter entraves.

“A ideia deles é de que, enquanto não estiver toda a população vacinada, eles (EUA) não exportarão", argumentou.

Senadores também pressionam

Durante a reunião, parlamentares do Senado Federal teceram fortes críticas a Ernesto Araújo. Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foram dois a defender, enfaticamente, a saída dele do posto. 

“O senhor não tem condições de ser ministro. Faça um favor, em homenagem  aos mais de 300 mil brasileiros que perderam a vida, renuncie a esse cargo, peça para sair”, pediu o amapaense.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)