(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROTESTO

COVID-19: carreata pró vacinação e contra Bolsonaro toma as ruas de BH

De acordo com a organização, cerca de 500 veículos fizeram parte da manifestação


20/02/2021 18:02 - atualizado 21/02/2021 14:01

Sindicatos, entidades e movimentos sociais realizam carreatas contra a atuação do governo Bolsonaro na condução da crise causada pela pandemia da COVID-19(foto: Túlio Santos/EM/DA Press)
Sindicatos, entidades e movimentos sociais realizam carreatas contra a atuação do governo Bolsonaro na condução da crise causada pela pandemia da COVID-19 (foto: Túlio Santos/EM/DA Press)
Uma carreata a favor da ampliação e aceleração das vacinações, da retomada do auxílio emergencial e da saída do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) do poder ocoreu na tarde deste sábado (20/02), em Belo Horizonte. É a terceira vez que sindicatos, entidades e movimentos sociais se unem para protestar em 2021 contra a atuação do presidente na condução da crise causada pela pandemia de COVID-19

De acordo com os organizadores, cerca de 500 veículos, entre eles carros, motocicletas e bicicletas participaram da carreata. O movimento Manifesto Pela Vida (MPV) fixou cartazes e faixas nos veículos com frases "Fora Bolsonaro e Mourão”, “vacina já para todos”, “não à reforma administrativa” e “escolas fechadas, vidas preservadas”. Os decretos que facilitam a compra de armamento no país, assinados pelo presidente do Brasil na semana passada, também foram alvo de críticas pelo movimento. 

A Polícia Militar e a BHtrans acompanharam o protesto, que teve início na Praça da Estação, e após um retorno na Av. Antônio Carlos, seguiu para a Praça da Bandeira, na região Centro-Sul da capital, tendo se dispersado na Praça da Rodoviária. Um caminhão de porte pequeno puxava a carreata com manifestantes no alto falante direcionando palavras de ordem aos moradores e aos outros carros que passavam no entorno. 

Mesmo o protesto sendo pacífico, ativistas reclamaram de uma opressão descabida de alguns agentes da Polícia Militar. Marisa Barbato, uma das organizadoras da carreata, acusou um policial de ameaçar multá-la por falta de cinto mesmo ela estando com o equipamento de segurança. “Na hora de reclamar, de mostrar pra ele (policial) que eu estava usando o cinto, ele disse que eu estava desacatando ele”, reclamou Barbato.    
 
Ver galeria . 8 Fotos Sindicatos, entidades e movimentos sociais realizam carreatas contra a atuação do governo Bolsonaro na condução da crise causada pela pandemia da COVID-19Tulio Santos/EM/DA Press
Sindicatos, entidades e movimentos sociais realizam carreatas contra a atuação do governo Bolsonaro na condução da crise causada pela pandemia da COVID-19 (foto: Tulio Santos/EM/DA Press )

 

Manifesto Pela Vida


Segundo o gestor de comunicação Dado Rodrigues, um dos organizadores do protesto, o Manifesto Pela Vida (MPV) é uma articulação entre as mais diversas organizações progressistas e a sociedade civil não organizada com o intuito de se manifestar constantemente para mudar os rumos da política brasileira e, principalmente, mineira. 

“O MPV surgiu após o crime de desabastecimento de oxigênio em Manaus (AM). Foi um momento muito triste da história do país que revoltou uma grande quantidade de pessoas. Estamos organizando toda a esquerda, centro-esquerda, os movimentos progressistas, movimentos sociais e a sociedade civil não organizada para tomar as ruas e dar um basta nisso, ninguém aguenta mais.”, afirmou o gestor. Ainda segundo Rodrigues, é inaceitável que o governo priorize armas invés de vacinas principalmente durante a pandemia de COVID-19.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)