(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Bolsonaro 'vence' eleições no Congresso, mas pleito de 2020 serve de alerta

Eleição de 2020 foi marcada por poucas vitórias de candidatos apoiados pelo presidente


02/02/2021 11:40 - atualizado 02/02/2021 12:06

Participação de Bolsonaro nas eleições de 2020, no geral, não foi bem sucedida(foto: Alan Santos/Presidência da República)
Participação de Bolsonaro nas eleições de 2020, no geral, não foi bem sucedida (foto: Alan Santos/Presidência da República)
Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) dormiu feliz nessa segunda-feira (01/02). Isso porque viu os dois candidatos que apoiou na disputa pela presidência das duas casas do Congresso Nacional venceram os devidos pleitos: Rodrigo Pacheco (DEM-MG), no Senado Federal, e Arthur Lira (PP-AL), na Câmara dos Deputados. Apesar disso, a opinião pública continua como desafio para o governante, em especial se quiser buscar a reeleição em 2022 para o Palácio do Planalto.

As eleições no Senado e na Câmara contam somente com a participação dos parlamentares, sem o voto do cidadão. Nas eleições municipais de 2020, a única com participação popular após a vitória de Bolsonaro em 2018, o presidente fracassou.

Entre vereadores e prefeitos, Bolsonaro pediu votos a 63 candidatos. Desse número, contudo, somente 16 foram eleitos. Cinco deles foram escolhidos para a prefeitura, sendo um deles para uma capital: Rio Branco, no Acre, escolheu Tião Bocalom (PP) como chefe do Executivo.

Já dos 11 vereadores eleitos e apoiados por Bolsonaro, sete são de capitais brasileiras. Após os resultados das eleições de 2020, Bolsonaro minimizou a campanha que fez aos nomes apoiados e disse que a esquerda tinha sofrido uma “histórica derrota”.

"(A ajuda) a alguns poucos candidatos a prefeito resumiu-se a quatro lives, num total de 3 horas (...) De concreto, partidos de esquerda sofreram uma histórica derrota nestas eleições, numa clara sinalização de que a onda conservadora chegou em 2018 para ficar", afirmou Bolsonaro.

Em 2018, ano em que foi eleito presidente, Bolsonaro venceu em segundo turno Fernando Haddad (PT). Então filiado ao PSL, o atual governante teve 55,13% dos votos válidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)