(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Eleições no Congresso

Como vão votar os mineiros na disputa pelo Congresso

Bancada de Minas, com 53 deputados, deve dar maioria para Arthur Lira (PP/AL), que tem 18 votos declarados, contra 11 para Baleia Rossi (MDB/SP)


01/02/2021 04:00 - atualizado 01/02/2021 11:19

Candidato apoiado por Bolsonaro se encontrou com vãrios deputados mineiros este mês em Belo Horizonte (foto: Marcos Viera/EM/D.A Press)
Candidato apoiado por Bolsonaro se encontrou com vãrios deputados mineiros este mês em Belo Horizonte (foto: Marcos Viera/EM/D.A Press)
Na eleição que pode definir o presidente da Câmara dos Deputados no biênio 2021-2022 amanhã, o candidato apoiado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) deve ter a maioria dos votos da bancada mineira, composta por 53 políticos. Nesse tipo de votação, os acordos acontecem geralmente via partido, e não pela regionalidade de cada parlamentar.

Segundo levantamento feito pelo Estado de Minas, antes da decisão do DEM de liberar a bancada e não integrar nenhum bloco, 18 deputados federais mineiros afirmam que votarão em Lira. Um deles é Lincoln Portela (PL), que critica Baleia Rossi (MDB-SP) – principal rival do alagoano na disputa.

“Baleia Rossi é um homem experiente, decente e do bem, mas, lamentavelmente, as pautas dele se chocam um pouco com as nossas, patrióticas, nacionalistas e conservadoras. Pautas progressistas também deverão ser observadas por Arthur Lira, pois vivemos em uma democracia. Mas, por outro lado, sufocar, como aconteceu, nossas pautas conservadoras e algumas MPs seríssimas da Presidência, não é o melhor caminho”, disse ao EM, confirmando o voto em Lira.

Outros 11 deputados federais mineiros dizem que apostarão em Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado pelo atual presidente do Parlamento Rodrigo Maia (DEM-RJ), como líder da Câmara até o fim de 2022. Assim como Portela cita Baleia no voto a Lira, Mário Heringer (PDT) critica o alagoano ao afirmar que vai votar no parlamentar paulista. O pedetista afirma que Lira “escolheu o caminho errado” ao defender pautas e ideais do governo Bolsonaro.

“Sou muito mais amigo pessoal do Arthur Lira que do Baleia. Mas ele escolheu o caminho errado, de ser governo e vir apadrinhado por uma instituição falida, que é o Executivo nacional neste momento. Vou votar na independência da Câmara, no respeito às instituições, no estado de Direito e na democracia. Vou votar contra o candidato do Bolsonaro”, afirmou, em contato com a reportagem.

Outros 


Outros deputados federais são candidatos e correm na disputa pela presidência da Câmara. É o caso de Luiza Erundina (Psol-SP), Marcel van Hattem (Novo-RS) e os mineiros André Janones (Avante) e Fábio Ramalho (MDB). Todos terão votos da bancada mineira. A deputada Áurea Carolina (Psol) afirmou que votará em Erundina e justificou a escolha. “O Psol apresentou a candidatura da deputada Luiza Erundina, uma decisão que contou integralmente com o meu apoio. Seria mais confortável seguir a maioria que dominou o debate no campo progressista, e apoiará Baleia Rossi, mas tenho sérias razões para sustentar uma perspectiva dissonante”.

Já Fábio Ramalho, além do próprio sufrágio, deve contar com o voto do mineiro Júlio Delgado (PSB). “Minha tendência é votar no Fabinho. Dei minha palavra a ele”, diz ele. Já Tiago Mitraud (Novo) vai votar no correligionário Marcel van Hattem. “É um candidato que, a meu ver, reúne as características necessárias para fazer a modernização que a Câmara precisa. É alguém que não tem histórico de denúncias de corrupção, como outros candidatos, e não está aliado a partidos que, historicamente, não defendem reformas que o Brasil precisa”, disse, ao EM.

Secreto 


Para algum candidato ser eleito já nesta segunda, em primeiro turno, ele precisa de 257 dos 513 votos. A votação é secreta, o que abre brechas para traições entre os parlamentares e com os determinados partidos. Caso nenhum deputado atinja os 257 sufrágios, a disputa vai para segundo turno, com disputa entre os dois mais votados. Alexandre Frota (PSDB-SP), Capitão Augusto (PL-SP) e General Peternelli (PSL-SP), além dos candidatos citados, disputam o primeiro turno na Câmara. A votação está marcada para as 19h de amanhã. Não havendo vencedor, a votação em segundo turno ocorre logo em seguida.

Como votam os mineiros*

Posição da bancada do estado eleição da Mesa Diretora da Câmara

Voto em Arthur Lira

Aelton Freitas (PL)

Alê Silva (PSL)

Charles Evangelista (PSL)

Doutor Frederico (Patriota)

Emidinho Madeira (PSB)

Eros Biondini (Pros)

Franco Cartafina (PP)

Gilberto Abramo (Republicanos)

Junio Amaral (PSL)

Lafayette Andrada (Republicanos)

Léo Motta (PSL)

Lincoln Portela (PL)

Luis Tibé (Avante)

Marcelo Aro (PP)

Pinheirinho (PP)

Stefano Aguiar (PSD)

Zé Silva (PSD)

Zé Vitor (PL)


Voto em Baleia Rossi

Eduardo Barbosa (PSDB)

Leonardo Monteiro (PT)

Mário Heringer (PDT)

Mauro Lopes (MDB)

Odair Cunha (PT)

Padre João (PT)

Patrus Ananias (PT)

Reginaldo Lopes (PT)

Rodrigo de Castro (PSDB)

Rogério Correia (PT)

Vilson da Fetaemg (PSB)



Voto em Fábio Ramalho


Fábio Ramalho (MDB)

Júlio Delgado (PSB)



Voto em Marcel Van Hatten


Lucas Gonzalez (Novo)

Tiago Mitraud (Novo)

Voto em André Janones

André Janones (Avante)

Voto em Luiza Erundina

Áurea Carolina (Psol)



Voto não declarado


Domingos Sávio (PSDB)

Greyce Elias (Avante)

Paulo Guedes (PT)

Subtenente Gonzaga (PDT)



Os indecisos


Bilac Pinto (DEM)

Paulo Abi-Ackel (PSDB)



Não responderam


Aécio Neves (PSDB)

Delegado Marcelo Freitas (PSL)

Diego Andrade (PSD)

Dimas Fabiano (PP)

Euclydes Pettersen (PSC)

Fred Costa (Patriota)

Hercílio Coelho Diniz (MDB)

Igor Timo (Podemos)

Marcelo Álvaro Antônio (PSL)

Misael Varella (PSD)

Newton Cardoso Jr. (MDB)

Weliton Prado (Pros)

* Levantamento feito antes da decisão do DEM de liberar sua bancada





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)