(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Duda Salabert e PDT vão à Justiça pelo adiamento do Enem

O exame, que no ano passado mudou de data por causa da pandemia de COVID-19, está marcado para 17 e 24 deste mês; contágio pelo novo coronavírus segue alto


12/01/2021 18:33 - atualizado 12/01/2021 19:04

Vereadora de Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT) pede a remarcação da aplicação do exame em todo o país(foto: Lucas Ávila/Astronauta Comunicação)
Vereadora de Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT) pede a remarcação da aplicação do exame em todo o país (foto: Lucas Ávila/Astronauta Comunicação)
A vereadora de Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT), junto ao partido, protocolou um Mandado de Segurança Coletivo nesta terça-feira (12/01) solicitando a suspensão da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame está marcado para os dias 17 e 24 deste mês. 

Em conversa com o Estado de Minas, a vereadora mais votada da história de BH, que também é professora, explicou que com os índices de ocupação dos leitos no sistema de saúde de Belo Horizonte, a aplicação da prova seria uma ameaça à saúde pública.

“Belo Horizonte está à beira do colapso, nas últimas semanas houve um aumento preocupante do número de casos. Agora, corre o risco de as pessoas morrerem na rua caso o índice de ocupação de leitos aumente mais nas próximas semanas. A aplicação da prova do Enem, além de um fato de irresponsabilidade do governo federal, é, ao meu ver, um atentado à saúde pública”, diz a vereadora.

De acordo com Duda, é possível perceber pelas redes sociais que no fim do ano muitos jovens e adolescentes participaram de aglomerações. “Essas pessoas agora vão participar de um exame e poderão ser vetores da doença, agravando o quadro.”

A vereadora também afirmou que segue a opinião dos estudantes que optaram pelo adiamento da prova até maio em enquete feita pelo Ministério da Educação: “A maioria dos estudantes escolheu isso. Optou por adiar a prova”.

Nós entendemos que esse adiamento pode causar um sofrimento psicológico nos alunos que estão se preparando, mas entendemos que o sofrimento da perda de um parente, para esse jovem, será maior que o adiamento da prova. Precisamos lembrar que a COVID é letal

Duda Salabert

 
O mandado tramita na 21ª Vara Federal Cível de Minas Gerais e pede a suspensão do Enem nível nacional.
 
*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)