(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Eleições 2020: André Merlo (PSDB) é reeleito em Governador Valadares

O atual prefeito de Governador Valadares venceu seu oponente, Dr. Luciano (PSC), atual vice-prefeito, com votação expressiva neste segundo turno


29/11/2020 18:17 - atualizado 29/11/2020 19:04

André Merlo (PSDB) depois de votar em uma seção eleitoral do centro de Valadares, na Escola Clóvis Salgado(foto: Leonardo Morais Divulgação)
André Merlo (PSDB) depois de votar em uma seção eleitoral do centro de Valadares, na Escola Clóvis Salgado (foto: Leonardo Morais Divulgação)

André Merlo (PSDB), atual prefeito de Governador Valadares, está reeleito para mais quatro anos de mandato. Ele venceu a disputa neste segundo turno das Eleições 2020, com 57,74%% contra 42,26% obtidos pelo seu oponente, o atual vice-prefeito da cidade, Luciano Oliveira, o Dr. Luciano (PSC).
 
A votação, durante todo o dia em Governador Valadares, foi tranquila e com poucas ocorrências policiais. Na Escola Estadual Pedro Faria, uma mesária foi levada à Polícia Federal junto com um eleitor, depois de mostrar a ele o número do candidato em que ele deveria votar. 

André Luiz Coelho Merlo, 55 anos de idade, Engenheiro, nasceu em Governador Valadares e foi o primeiro prefeito valadarense de nascimento a administrar a cidade. Iniciou sua carreira política como candidato a prefeito de Governador Valadares em 2012, pelo PDT. Obteve votação expressiva, quando as eleições ainda eram decididas em um só turno, mas não se elegeu.

Como liderança política jovem, foi Sub-Secretário Estadual do Agronegócio em 2013, e mais tarde, em 2014, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.
No seu primeiro como prefeito, não conseguiu cumprir alguns compromissos de campanha, como trazer outra empresa de ônibus para o serviço de transporte coletivo municipal, que ele considera ter sido a sua maior frustração. 

“Desde 2012, esse era o nosso propósito, mas o contrato celebrado logo depois das eleições daquele ano, de fato, não deixa margem para um rompimento unilateral, a menos que o fizéssemos de maneira totalmente irresponsável, com a possibilidade de termos que ressarcir a empresa em valores que, segundo projeções preliminares, podem passar dos R$50 milhões”, disse, em entrevista, dias antes do primeiro turno. 

André Merlo disse ainda que gostaria de ter feito mais. “Pegamos uma prefeitura sucateada, endividada, sem crédito nem credibilidade. Enfrentamos a ameaça da febre amarela, surtos de arboviroses (dengue, zika e chikungunha), falta de repasses de quase R$150 milhões do Governo do Estado, duas enchentes, ainda sofrendo as consequências da lama da Samarco, e por fim, uma pandemia que está mudando os paradigmas mundiais”, disse.
 
Mesmo com tantos desafios, ele disse que, na assistência social, cuidou das populações mais desassistidas e, na Educação, promoveu “uma verdadeira reinvenção com uma plataforma online que virou referência nacional e as aulas na TV aberta desde a educação infantil até a EJA, promovendo isonomia e dando acesso aos estudantes que não têm internet”. 

Vice-prefeito

O vice-prefeito eleito é Nilton David Barroso de Oliveira (DEM), baiano de Vitória da Conquista, BA, 41 anos de idade, graduado em Comunicação Social e especialista em marketing político e gestão pública. Há 10 anos ele desempenha papel importante nas estratégias de comunicação de campanha e gestão de André Merlo.

No início da atual gestão, foi secretário municipal de Comunicação. Deixou o cargo para chefiar o gabinete do deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB), em Brasília, DF. Na reta final da segundo turno, desempenhou papel importante no comando de todas as ações de campanha, substituindo André Merlo, que esteve internado, com COVID-19


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)