Cabos eleitorais foram à Feira Hippie fazer campanha (foto: Leandro Couri/EM/DA PRESS)
A duas semanas do primeiro turno das eleições municipais, cabos eleitorais de diferentes partidos foram para a Feira de Arte, Artesanato e Produtores de Variedades, conhecida como Feira Hippie, no Centro de BH, neste domingo (1º), para o tradicional corpo-a-corpo – mesmo ainda sob a sombra da COVID-19.
Em nova configuração de layout, com maior espaçamento entre os corredores, a feira recebeu o maior público, desde a retomada das atividades em setembro.
Mesmo com o dia nublado, muita gente foi às compras. A pandemia do novo coronovírus ainda não acabou, mas o local recebeu dezenas de clientes. E os cabos eleitorais ajudaram a aumentar a circulação de pessoas no local.
Cartazes de vários partidos políticos de ambos os lados se misturaram aos clientes. Os cabos eleitorais também entregaram panfletos. Embora haja protocolos sanitários que orientem em relação ao manuseio de produtos no local, foi feita a entrega do material de campanha.
O candidato a vereador José Antônio (Republicanos) foi ele mesmo ao local para encontrar o eleitorado e destacou a convivência pacífica entre cabos eleitorais de diferentes matizes ideológicas.
Protolocos sanitários
Depois de seis meses sem funcionar em função das medidas de isolamento social determinadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, a Feira Hippie foi retomada em 27 de setembro com nova forma de disposição das barracas.
O perímetro foi ampliado do trecho compreendido entre a Praça Sete, no quarteirão entre a Rua Carijós e Rua Rio de Janeiro, até a Rua dos Guajajaras, no Palácio das Artes.
Também foram exigidos que os comerciantes sigam protocolos sanitários, como disponibilizar álcool em gel, garantir que os clientes mantenham distância de 2 metros entre si, o uso de máscaras, higienização das máquinas de cobrança.
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.