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Estado de Minas CORRIDA ELEITORAL

Eleições 2020: gasto com redes sociais é estratégia em BH

O impulsionamento da campanha no Facebook e no Instagram é usado por candidatos a prefeito da capital para alcançar parte do eleitorado


30/10/2020 16:48 - atualizado 30/10/2020 19:19

A campanha eleitoral online pode ser feita nas redes sociais, como Facebook e Instagram.(foto: Marco Faleiro/EM/D.A Press)
A campanha eleitoral online pode ser feita nas redes sociais, como Facebook e Instagram. (foto: Marco Faleiro/EM/D.A Press)
Nas eleições municipais deste ano, a internet vem se mostrando uma ferramenta indispensável para as campanhas, que tiveram que se adaptar às recomendações de isolamento social em decorrência da pandemia de COVID-19.

 

No ambiente online, a publicidade eleitoral pode ser feita nos sites dos partidos e dos candidatos, em blogs, aplicativos de mensagens e redes sociais. Entre as estratégias de campanha, está o impulsionamento de propaganda no Facebook e no Instagram, as mais populares plataformas de relacionamento em uso no país.

 

O EM levantou dados e elencou os campeões de despesas com publicidades eleitorais nas duas redes sociais na campanha pela prefeitura de Belo Horizonte. Até o momento, cinco candidatos não tiveram gastos com postagens nessas plataformas. Entre eles, estão os dois primeiros colocados nas pesquisas de intenção de votos, Alexandre Kalil (PSD) e João Vitor Xavier (Cidadania).

 

Fabiano Cazeca, do PROS, é o concorrente que nos últimos 30 dias mais gastou com impulsionamentos no Facebook e no Instagram, consumindo quase R$ 60 mil dos recursos de campanha. O candidato a prefeito, entretanto, possui pouco mais de 10 mil seguidores no conjunto das duas redes sociais.

 

Entre os candidatos que aplicaram recursos para ampliar as impressões nas redes, Áurea Carolina (PSOL) é a que mais tem adesistas em suas contas. Ela possui quase 154 mil seguidores (também somando Facebook e Intagram). Nas eleições municipais, os gastos da deputada federal nas duas redes somam, até o momento, R$ 14 mil.

 

As redes sociais não são totalmente claras sobre como são feitas as distribuições dos anúncios, mas o número de seguidores e/ou curtidas de uma conta eleva o alcance potencial de engajamento de publicações. Para efeito de comparação, Fabiano Cazeca pagou cerca de R$ 2,5 mil para que uma postagem atingisse 100 mil pessoas, o mesmo número de visualizações que Áurea Carolina gastou R$ 500 para conseguir alcançar.

 

Regras

 

A Justiça Eleitoral formulou regras para a campanha virtual, que devem ser observadas rigorosamente pelos partidos, candidatos e suas equipes. As propagandas impulsionadas nas redes sociais só são permitidas quando realizadas pelos candidatos ou partidos e devem ser sinalizadas claramente como conteúdo de divulgação.

 

Quando anúncios sobre eleições ou política aparecem nas redes sociais, eles devem incluir informações sobre quem pagou por eles. Uma postagem de campanha pode ser identificada na rede pelo rótulo “pago por”. A informação é seguida por dados de quem pagou pelo anúncio.

 

Estão vedadas as publicações pagas por terceiros, o disparo em massa de mensagens e a propaganda em sites de quaisquer empresas, organizações sociais e órgãos públicos. Os candidatos também são responsáveis por conteúdo enganoso ou descaracterizado que forem utilizados em suas ações de campanha.

 

As campanhas eleitorais virtuais dos candidatos às eleições municipais vão até a véspera do pleito, que acontecerá, em primeiro turno, em 15 de novembro.

 

Compare quanto os candidatos a prefeito de BH estão gastando em anúncios no Facebook e Instagram.

  

 

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.

 

 

* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.   


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