Publicidade

Estado de Minas CAÇA AOS VOTOS

Bruno Engler quer comércio de BH sem horários reduzidos e mira aliviar tributos cobrados a pequenos

Bolsonarista criticou medida tomada pela prefeitura em virtude do novo coronavírus


28/10/2020 10:00 - atualizado 28/10/2020 10:17

O parlamentar estadual aventou, ainda, a possibilidade de diminuir impostos pagos por pequenos empreendedores(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press.)
O parlamentar estadual aventou, ainda, a possibilidade de diminuir impostos pagos por pequenos empreendedores (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press.)
Candidato a prefeito de Belo Horizonte, Bruno Engler (PRTB) propõe dar fim aos horários impostos pela flexibilização ocorrida após o fechamento dos estabelecimentos comerciais. O postulante quer que as lojas possam funcionar normalmente, como ocorria antes da pandemia do novo coronavírus.

“Esse horário alternativo imposto pela prefeitura não faz o menor sentido. Diminuir o horário de funcionamento de uma atividade para evitar aglomerações gera o efeito contrário. Se um número de pessoas que precisa de serviço (que está) em horário reduzido, há uma concentração maior de pessoas”, criticou, em entrevista ao Estado de Minas.

BH já avançou consideravelmente no que tange às restrições ocasionadas pela COVID-19. Atualmente, atividades comerciais podem funcionar entre 10h 19h de segunda a sexta-feira. Aos sábados, as portas podem ficar abertas das 9h às 18h. Shoppings têm horário diferenciado: de 12h às 21h 

Arrochos e descontos são cogitados

O parlamentar estadual aventou, ainda, a possibilidade de diminuir impostos pagos por pequenos empreendedores. Na última sexta-feira, Rodrigo Paiva, representante do Novo na disputa, mencionou o desejo de diminuir, gradativamente, o valor cobrado pelo Imposto Sobre Serviços (ISS).

“Vamos trazer para perto os micro e pequenos empresários de Belo Horizonte, sentando para dialogar e buscar soluções para o enfrentamento desta crise, através da renegociação de impostos municipais, da desburocratização, muito necessária em nosso município, ou do perdão de multas aplicadas durante a pandemia”, assegurou Engler.

O bolsonarista demonstrou, ainda, a pretensão de dialogar com empresários que encerraram suas atividades em virtude dos impactos financeiros da pandemia. A ideia é saber se parte deles tem condições de retomar os trabalhos — ainda que com algum auxílio estatal.

Lockdown não demonstrou melhora’

Sem utilizar dados para comprovar a afirmação, Engler garantiu que o isolamento total — o chamado lockdown — não trouxe melhora aos índices que retratam os momentos da pandemia. Como exemplos opostos, ele citou Argentina e Suécia.

“O lockdown não demonstrou melhora no cenário da pandemia. Muito se elogiou a Argentina, que no início fechou completamente as portas, e agora vemos a subida galopante das contaminações. Enquanto isso, a Suécia, muito criticada, no início da pandemia, por não fechar, agora está com índices epidemiológicos controlados e caindo”, pontuou.

Assim como o presidente da República, Bruno Engler é ferrenho defensor do protocolo encabeçado pela hidroxicloroquina para tratar casos em que a doença está em seus níveis iniciais.

As entrevistas

De quinta (22) até o próximo dia 12, o Jornal da Alterosa promove, em dias úteis, entrevistas de cinco minutos com os candidatos a prefeito de Belo Horizonte. O noticiário vai ao ar às 19h15. Antes de participar do programa televisivo, Engler foi sabatinado por jornalistas do Estado de Minas. 

As matérias sobre a entrevista ao EM estão sendo publicadas ao longo desta quarta, na internet. Na quinta, a edição impressa trará um resumo dos principais pontos abordados durante a conversa. 

Fabiano Cazeca (Pros), Rodrigo Paiva (Novo) e Nilmário Miranda (PT) também já foram sabatinados.
 

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade