
Pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Poços de Caldas, na Região Sul de Minas, coloca o atual prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) como 'primeiro' com 21,61% das intenções de voto. Entretanto, a quantidade de eleitores que pretende votar em branco ou anular o voto supera os pretensos eleitores de Azevedo, com 22,78%.
Os números se referem à pesquisa estimulada (em que os nomes do candidato são apresentados ao entrevistado) realizada pela F5 Atualiza Dados, encomendada pela TV Alterosa e divulgada pelo Estado de Minas.
O ex-prefeito Eloísio Lourenço (PSB) aparece logo atrás de Azevedo, com 14,24% das intenções de voto. Em seguida, vêm os eleitores indecisos, que somam 14,07%.
A grande quantidade de indecisos e de eleitores que se declararam propensos a votar em branco ou anular o voto – 36,85% no total – indicam que a corrida eleitoral em Poços pode ter reviravoltas.

Na pesquisa espontânea (em que os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado), os indecisos aparecem em primeiro com 45,23%. Em segundo lugar, brancos/nulos, com 20,27%. Logo depois aparece o prefeito Sérgio Azevedo, com 14,07%, seguido por Eloísio Lourenço, com 7,37%.
Rejeição
O F5 Atualiza Dados perguntou aos eleitores de Poços de Caldas ‘em qual candidato eles não votariam de jeito nenhum’. Neste cenário, a maior quantidade de eleitores (31,16%) não souberam responder ou preferiram não opinar.
O primeiro nome que aparece na pesquisa de rejeição é o do ex-prefeito Eloísio Lourenço, com 14,91%, seguido de perto pelo atual chefe do Executivo, Sérgio Azevedo, que tem 13,90%.
Entre os entrevistados, 13,4% declaroaram que não votariam em nenhum dos candidatos. Já 10,55% informaram não ter rejeição a nenhum nome e disseram que poderiam votar em todos. O candidato com menor reprovação foi João Alexandre, com 0,84%.
A pesquisa
O F5 entrevistou 597 eleitores em seus domicílios nos dias 21 e 22 de setembro em Poços de Caldas. Segundo o instituto, o nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo nº MG-03554/2020.
