(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÃO EM BH

Após imbróglio, PL confirma apoio a João Vítor; decisão pode 'forçar' chapa 'puro-sangue' do Solidariedade

Decisão foi tomada pela Executiva estadual do partido; diretório municipal era entusiasta de Wendel Mesquita


14/09/2020 19:37 - atualizado 14/09/2020 19:55

Com mais um apoio, radialista teve ter chapa robusta na corrida pela PBH.(foto: João Vítor Xavier/Facebook/Reprodução)
Com mais um apoio, radialista teve ter chapa robusta na corrida pela PBH. (foto: João Vítor Xavier/Facebook/Reprodução)
O Partido Liberal (PL) oficializou, nesta segunda-feira (14), a adesão à pré-candidatura do deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania). A decisão põe fim a um imbróglio que colocou frente a frente a direção da legenda em Belo Horizonte e a executiva estadual. Enquanto o presidente municipal do PL, Walter Tosta, era entusiasta de composição com Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), os dirigentes estaduais tendiam ao acordo com João Vítor.

Após essa decisão, a tendência é que o candidato do Solidariedade opte por uma chapa ‘puro-sangue’, com Sandra Bini no posto de vice. Se o acordo com o PL fosse costurado, a parceira de Professor Wendel, também parlamentar estadual, seria Pastora Gisele. Segundo o estatuto do PL, decisões sobre alianças em cidades com mais de 100 mil eleitores devem ser submetidas ao diretório estadual.

Léo Portela, deputado estadual e um dos integrantes do grupo, garante que o apoio a João Vítor era a tendência já há algum tempo. “Temos conversado com o João Vítor há alguns meses. Era tendência majoritária na executiva estadual apoiá-lo desde sempre. Alguns ruídos surgiram nesse caminho, mas de forma alguma essa tendência deixou de ser majoritária”, disse.

Walter Tosta, por outro lado, sustentou outra versão. “Desde o início, estava trabalhando o nome dele (Wendel Mesquita). Infelizmente, não consegui mover os demais membros da executiva para esse propósito, e (o partido) acabou fechando com o João Vítor”, lamentou.

Ainda conforme Portela, o pré-candidato do Cidadania incorporou ao seu plano de governo bandeiras encampadas pelo PL, como a defesa dos ideais cristãos e da família.

Além de parlamentar, João Vítor Xavier integra a equipe de esportes da Rádio Itatiaia. Seu vice será Leonardo Bortoletto, do Democratas. PTB, PSL e PMN já confirmaram participação na coligação, que também deve ser integrada pelo PSC. 

Chapa de vereadores 


O PL recebeu algumas pessoas ligadas ao Solidariedade para compor a chapa de vereadores. Para Portela, que também é superintendente de Relações Institucionais do Cruzeiro, a decisão de apoiar João Vítor não vai comprometer as pretensões do partido na corrida rumo à Câmara Municipal.

“Outros partidos mandaram candidatos ao PL porque quis. Não houve nenhum pedido do PL, ainda mais que já havia sido consolidado, na Executiva estadual, a certeza de apoiamento ao João Vítor. Quem tem que se responsabilizar por isso são os partidos que mandaram candidatos ao PL”, afirmou, assegurando que o partido tem nomes para repor eventuais saídas.

Solidariedade pode receber PSB


A tendência é que o Solidariedade tenha chapa puro-sangue, mas há a possibilidade de acordo com o PSB. Isso porque após os socialistas desistirem de lançar o deputado federal Júlio Delgado, a legenda negocia a participação em outras alianças. O Estado de Minas apurou que, além de João Vítor Xavier, o partido abriu conversas com o Solidariedade e, também, com o PSDB, de Luisa Barreto.

Corrida eleitoral para a Prefeitura de BH:


Candidatos confirmados:

Marcelo Souza e Silva (Patriota)
Áurea Carolina (Psol)
Rodrigo Paiva (Novo)
Fabiano Cazeca (Pros)
Nilmário Miranda (PT)
Professor Wendel Mesquita (Solidariedade)
Igor Timo (Podemos)
Wanderson Rocha (PSTU)
Alexandre Kalil (PSD)
Lafayette Andrada (Republicanos)

 

Bruno Engler (PRTB)

 

Pré-candidatos:

Cabo Washington Xavier (PMB)
Fernando Borja (Avante)
João Vítor Xavier (Cidadania)
Luisa Barreto (PSDB)

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)