(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mandetta: Bolsonaro 'fez tudo o que não deveria fazer' diante do coronavírus

Ao Estado de Minas, ex-ministro criticou a condução do governo federal no enfrentamento à pandemia da COVID-19


30/07/2020 15:54 - atualizado 30/07/2020 21:28

Após divergências com Bolsonaro, Mandetta deixou o governo em abril deste ano.(foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Após divergências com Bolsonaro, Mandetta deixou o governo em abril deste ano. (foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Para o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “fez tudo o que não deveria fazer” ante a pandemia do novo coronavírus. Em entrevista exclusiva ao Estado de Minas, o antigo chefe da saúde federal teceu críticas à forma como o governo tem lidado com a crise proporcionada pela infecção.

“O governo federal fez tudo o que não deveria fazer na maior crise de saúde dos últimos 100 anos. Desde a gripe espanhola não havia uma emergência sanitária desse patamar. Quando nossa equipe estava no ministério, o presidente fez oposição ao próprio Ministério da Saúde dele”, afirmou, por telefone.

Mandetta deixou o Palácio do Planalto em abril deste ano, quando o país somava casos 25.262 casos e 1.532 mortes em virtude do coronavírus. Agora, mais de 90 dias depois, há 2.552.265 registros e 90.134 óbitos.

Defensor das medidas restritivas como modo de barrar a pandemia, o ex-ministro entrou em rota de colisão com Bolsonaro. Contrário às regras rígidas adotadas por estados e municípios, o presidente é publicamente favorável à plena retomada das atividades econômicas.

"As decisões políticas foram as piores que poderiam possíveis em uma pandemia desse porte”, sentenciou o ex-palaciano, filiado ao DEM e já deputado federal pelo Mato Grosso do Sul.

Após a saída de Mandetta, o cargo foi ocupado pelo também médico Nelson Teich. Ele, no entanto, durou menos de um mês no posto.

"Ocupação militar"

O terceiro ministro da Saúde brasileiro desde o início da pandemia é o general Eduardo Pazuello, que assumiu interinamente após o pedido de demissão de Teich. A gestão do “interino efetivo” de Bolsonaro foi chamada de “ocupação militar” por Mandetta

“Ele fez uma ocupação militar no ministério da Saúde e deu a ordem para que o ministério não falasse mais de doenças e ignorasse o coronavírus, ao ponto de o Ministério da Saúde ter flertado com a não divulgação dos próprios números. Teve que tomar uma ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) para fazer a função básica do Ministério, que é consolidar os números”, disse ele.

No início de junho, vale lembrar, a saúde federal passou a atrasar a divulgação dos boletins diários do coronavírus. Os levantamentos passaram a ser publicados no fim da noite, por volta das 22h. Depois de alguns dias, inclusive, as estatísticas consolidadas foram retiradas — constando, apenas, os números das 24 horas anteriores.

A situação foi “regularizada” após o STF ordenar a divulgação dos números da forma como o governo fazia até a alteração.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)