(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Palácio do Planalto

PF pede urgência para Facebook liberar contas do 'gabinete do ódio' de Bolsonaro

Pedido consta de inquérito da Polícia Federal que investiga disparo de fake news contra adversários do presidente Jair Bolsonaro


postado em 15/07/2020 08:57 / atualizado em 15/07/2020 09:21

(foto: Ricardo Stuckert Filho/PR)
(foto: Ricardo Stuckert Filho/PR)

A Polícia Federal pediu ao Facebook, nesta quarta-feira (15), acesso aos dados da investigação que a empresa realiza sobre contas ligadas ao chamado 'gabinete do ódio' do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), instalado no Palácio do Planalto, integrado por assessores palacianos e responsáveis por ataques a adeversários políticos do presidente.

O pedido da Pconsta do inquérito que apura o financiamento dos atos antidemocráticos, cuja relatoria é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que deve decidir se libera ou nao a solicitação.

No inquérito, a PF pede agilidade à rede social para que os dados sejam liberados de maneira urgente, a fim de que as pessoas envolvidas com as contas removidas não tenham tempo de se desfazer dos dados.

Contas excluídas


O Facebook desarticulou, no dia 8 de julho, uma rede de contas, páginas, grupos e perfis na rede social e no Instagram ligados a funcionários de gabinete de Jair e dos seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), além de envolvidos com o PSL, partido pelo qual o presidente se elegeu.

As remoções ocorreram porque estas páginas empregavam ações vetadas como o uso de contas falsas, envio de spam ou adoção de ferramentas artificiais para ampliar a presença online. Foi a primeira vez que o Facebook realiza uma ação dessas no Brasil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)