(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONTROVÉRSIA

Mandetta diz que 'ciência política está receitando a cloroquina'

Ex-ministro da Saúde alfinetou a insistência do presidente Jair Bolsonaro com o uso controverso do medicamento para tratar a COVID-19


postado em 15/05/2020 15:39 / atualizado em 15/05/2020 17:22

Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde(foto: Rodrigues Pozzebom/Ag. Brasil)
Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde (foto: Rodrigues Pozzebom/Ag. Brasil)
O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta advertiu, em entrevista ao Correio Braziliense e à TV Brasília nesta sexta-feira, para os efeitos colaterais da cloroquina, que causa uma arritmia cardíaca grave podendo levar o paciente a uma parada cardíaca. Ele ainda criticou a insistência do presidente Jair Bolsonaro com o uso do medicamento para tratar a COVID-19. 

“Como eu disse, a eficácia da cloroquina não é comprovada. Ele (Jair Bolsonaro) quer ter um medicamento para as pessoas sentírem confiança, para retomar a economia. Tem outros por aí. Tem gente que advoga remédio para gado, o Ivomec. Mas, como politizaram a ciência, o que estamos vendo é a ciência política receitando a cloroquina”, provocou.

Sobre uma recente visita que a ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, fez ao município de Floriano (no Piauí), onde quis mostrar o “milagre”do uso na cloroquina no tratamento do novo coronavírus, Mandetta disse que é preocupante e irônico uma ministra que não tem nenhuma formação técnica prescrever um medicamento.



O uso da cloroquina pode ser ainda mais perigoso se o paciente estiver fora do ambiente hospitalar. 
 
Madetta deixou o governo há um mês, após discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro, sobre o uso da cloroquina e as medidas de isolamento social.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)