(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA E JUSTIÇA

Gilmar Mendes diz que Bolsonaro não tem poder para exercer política pública 'genocida'

Ministro do STF criticou presidente durante sessão desta quarta


15/04/2020 23:25 - atualizado 15/04/2020 23:43

Ministro Gilmar Mendes durante primeira sessão virtual da história do STF(foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)
Ministro Gilmar Mendes durante primeira sessão virtual da história do STF (foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, fez duras críticas ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), nesta quarta-feira, durante sessão do tribunal. Gilmar disse que Bolsonaro pode até demitir Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde, mas não pode exercer política “genocida”.

“O presidente da República dispõe de poderes inclusive para exonerar seu ministro da Saúde, mas ele não dispõe do poder para, eventualmente, exercer uma política pública de caráter genocida”, afirmou o ministro.

As divergências entre Bolsonaro e Mandetta se tornaram explícitas durante a gestão da crise do coronavírus. Enquanto o ministro da saúde defende as medidas de isolamento social, Bolsonaro tem se preocupado com o impacto econômico da quarentena e quer que as pessoas voltam ao trabalho.

A declaração de Gilmar Mendes ocorreu durante o julgamento por videoconferência em que o STF decidiu que estados e municípios têm autonomia para determinar isolamento social no período de pandemia do COVID-19.

A sessão virtual foi a primeira da história do Supremo. Os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes estavam presencialmente no plenário da Corte. Os demais ministros participaram por videoconferência, assim como os advogados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)