(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Presidente da ALMG destaca importância do isolamento social para conter coronavírus: 'Melhor forma de achatar a curva'

Agostinho Patrus confirmou a participação do secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, em reunião especial nesta quinta


postado em 01/04/2020 14:29 / atualizado em 01/04/2020 14:48

Coletiva de Agostinho Patrus foi feita de modo remoto, sem aglomerações.(foto: Sarah Torres/ALMG)
Coletiva de Agostinho Patrus foi feita de modo remoto, sem aglomerações. (foto: Sarah Torres/ALMG)

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus (PV), a maioria dos 77 parlamentares estaduais é favorável às medidas de distanciamento social como forma de conter a pandemia do novo coronavírus. Em entrevista coletiva remota, concedida antes da sessão plenária desta quarta-feira, Agostinho reiterou a importância da restrição à circulação de pessoas. Na reunião, os deputados vão analisar projetos de lei que visam auxiliar o estado no enfrentamento à COVID-19.

Agostinho ressaltou que o isolamento social é uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Os que defendem [o retorno às atividades regulares], dizem que é importante voltar pois a crise não é tão perigosa ou arriscada como se pressupõe. Entendemos e esperamos que, no final disso tudo, tenhamos poucas pessoas contaminadas e poucos mortos, mas, infelizmente, não é o que tem acontecido em outros países”, pontuou.

Ele, no entanto, evitou tratar das medidas tomadas pelo governador Romeu Zema (Novo). “Não cabe à Assembleia dizer a linha a ser seguida pelo Executivo. Na separação dos poderes, estamos fazendo nossa parte: votando as leis e fiscalizando”.

Os deputados estaduais têm se reunido de modo remoto. Além disso, a maioria dos servidores legislativos foi colocada em regime de teletrabalho. Para garantir o funcionamento da Assembleia, há uma escala mínima de funcionários em expediente presencial. “Vamos continuar no caminho do isolamento. É a melhor forma de achatar a curva, para que o sofrimento seja o menor possível”, complementou Agostinho.

Nesta quinta-feira, o colégio de líderes da Assembleia vai se reunir com Zema. 

Secretário de saúde irá à sabatina

Agostinho Patrus aproveitou para confirmar a participação do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, em reunião com os parlamentares para tratar das ações no combate ao vírus. O requerimento referente ao encontro com o chefe da pasta foi feito pelos líderes da Assembleia e aprovado em plenário nesta terça-feira, durante reunião para analisar projetos ligados ao combate à pandemia do novo coronavírus.

“Pretendemos, com a reunião, gerar resultados à população, com ações que possam prevenir e melhorar a saúde das pessoas”, salientou o presidente da Casa.

Na reunião dessa terça, três projetos foram aprovados pelos deputados. Entre eles, um autoriza a convocação de profissionais de saúde movidos à reserva das forças militares de segurança.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)