(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Não pode haver excesso e heróis', afirma Dias Toffoli, sobre atuação do Judiciário

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) participa em Belo Horizonte de seminário sobre macrocriminalidade, promovido pela Associação dos Juízes Federais (Ajufe)


postado em 18/03/2019 20:59 / atualizado em 18/03/2019 22:48

Em discurso, Dias Toffoli disse ainda que críticas fazem parte da democracia(foto: Alexandre Guzanche/EM/D.A Press)
Em discurso, Dias Toffoli disse ainda que críticas fazem parte da democracia (foto: Alexandre Guzanche/EM/D.A Press)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, minimizou nesta segunda-feira críticas sofridas pelo órgão em razão de julgamentos polêmicos. Nos últimos dias, grupos vem defendendo o impeachment de alguns ministros e são várias as declarações contrárias – especialmente de integrantes da Operação Lava-Jato – à decisão de delegar à Justiça Eleitoral o julgamento de crimes comuns relacionados a campanhas eleitorais.

“Não tem problema o STF ser criticado. Isso faz parte da democracia. O que não pode é o juiz deixar de decidir conforme sua formação, as leis e a Constituição", afirmou o ministro, que participa em Belo Horizonte, na noite desta segunda-feira, do seminário Macrocrimibalidade - Desafios da Justiça Federal.

O ministro ressaltou o importância do Judiciário para a sociedade e argumentou que não pode haver "excessos e heróis". "Nós passamos, as instituições ficam". O magistrado não citou nomes, mas deixou transparecer que referia-se a membros da Operação Lava-Jato. Dias Toffoli completou ainda que um juiz não pode ter lado ou desejo. "Quem tem desejos, que saia da magistratura".

Em discurso, o presidente do STF ressaltou a importância do diálogo entre as instituições e afirmou que o combate à criminalidade passa pelo processo de institucionalização do país.

“Pode haver um exagero aqui ou acolá. Mas a verdade é que o país tem hoje segurança jurídica e a melhor magistratura do mundo. Não há suprema corte no mundo que decida tanto quanto a nossa”.

O STF tem sido alvo de notícias envolvendo a instituição e seus ministros consideradas falsas pela Corte, o que levou o presidente a instaurar, na semana passada, um inquérito.

As investigações vão tramitar em sigilo. Ao comentar o assunto, Dias Toffoli afirmou aos magistrados que participavam do evento que “qualquer tipo de ilação contra o STF, os senhores e senhoras estarão se olhando no espelho e derretendo".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)