(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após decisão de Marco Aurélio, defesa espera soltura de Eduardo Azeredo 'nas próximas horas'

Ex-governador de Minas foi condenado a 20 anos e um mês de prisão por peculato (desvio de dinheiro público) e lavagem de dinheiro


postado em 19/12/2018 15:52

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

O ex-governador de Minas Eduardo Azeredo (PSDB) pode ser liberado a qualquer momento. Esta é a expectativa da defesa dele que já pediu a expedição do alvará de soltura e aguarda a liberação. A possibilidade foi aberta com a decisão liminar desta quarta-feira do ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, que mandou soltar todos os presos em segunda instância, sem julgamento transitado em julgado.

“Já foi feito o pedido, pela defesa, de expedição de alvará de soltura. A expectativa é de que o ex-Governador seja solto nas próximas horas”, afirmou o advogado Castellar Neto, que defende Azeredo.


Azeredo foi condenado a 20 anos e um mês de prisão por peculato (desvio de dinheiro público) e lavagem de dinheiro. Ele se entregou à polícia no final de maio e cumpre pena em uma sala especial em um quartel do Corpo de Bombeiros, na região Centro Sul da capital mineira.


Ele foi preso em 23 de maio, quando se entregou à 1ª Delegacia Distrital da Polícia Civil, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Soltura

A decisão do ministro Marco Aurélio Mello foi proferida em uma das três ações declaratórias de constitucionalidade (ADC´s) relatadas por Marco Aurélio sobre o assunto. Na decisão, o ministro resolveu “determinar a suspensão de execução de pena cuja decisão a encerrá-la ainda não haja transitado em julgado, bem assim a libertação daqueles que tenham sido presos".

Marco Aurélio ressalvou, porém, que aqueles que se enquadrem nos critérios de prisão preventiva previstos no Código de Processo Penal devem permanecer presos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)